Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2999
Autor(es): Souza, Leandro Carmo de
Orientador: Silvana Calvo Tuleski
Título: A apropriação da escrita e sua relação com o desenvolvimento do psiquismo: em defesa de um papel propositivo da psicologia para a educação escolar
Título(s) alternativo(s): The writing appropriation and its relation to the psyche development: in defense of a propositional role of Psychology to the School Education
Banca: Adriana de Fátima Franco - UEM
Banca: Lígia Regina Klein - UFPR
Palavras-chave: Apropriação da linguagem escrita;Psicologia histórico-cultural;Educação;Psicologia do desenvolvimento;Linguagem;Brasil;Written language appropriation;Cultural-historical psychology;Education;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o papel da Psicologia no atual cenário educacional em que se constata que a linguagem escrita, produto da humanidade que possibilita o acesso às complexas mediações que constituem a atual sociedade, não é apropriada de modo satisfatório por todos os seus alunos. Neste processo de apreensão do papel da Psicologia nas discussões sobre a alfabetização, buscou-se entender a relação entre esse modo de inserção e o projeto político-econômico vigente na sociedade, bem como apresentar elementos que contribuam para a elaboração de uma nova forma de participação da Psicologia no atual campo educacional. Para alcançar tais objetivos, inicialmente foi realizado um estudo bibliográfico sobre o modo hegemônico de relação entre a Psicologia e a alfabetização no Brasil ao longo do século XX. Para a análise dessa relação no século XXI, realizou-se um estudo dos artigos científicos publicados no período entre 2001 e 2011. Posteriormente, foi elaborado um estudo sobre as publicações dos principais elaboradores da Psicologia Histórico-Cultural. Por fim, foi apresentado as limitações e potencialidades da atuação da Psicologia burguesa no processo de alfabetização, bem como, as discussões sobre a construção de uma nova forma de participação da Psicologia no processo de ensino da linguagem escrita, balizada pelos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. O material estudado possibilitou concluir que: a Psicologia desenvolve o papel de importante sustentáculo teórico no campo educacional, em geral, e no âmbito da alfabetização, em especial; que o modo de participação desta ciência está dialeticamente relacionado ao contexto histórico no qual está inserida, de tal forma que a Psicologia hegemônica no Brasil, parte constituinte do sistema produtivo capitalista, corrobora o processo de crescente valorização da formação do indivíduo, em detrimento dos conteúdos e dos métodos de alfabetização; e, por último, que a construção de uma nova forma de inserção da Psicologia nas discussões sobre a linguagem escrita deve ser orientada pela necessidade de desenvolvimento do pensamento conceitual, que se estabelece mediante um processo de intensa atividade educativa, no qual o professor desenvolve um importante papel na organização e sistematização do rico conteúdo objetivado na linguagem escrita, atividade na qual o aluno é incitado a mobilizar suas diversas funções psicológicas, essenciais no processo de apropriação das objetivações histórico-culturais.
Abstract: This research sought to understand the Psychology function in the current educational scenario which states that written language, a product of humanity that allows access to complex mediations that constitute the present society, is not appropriate in a satisfactory manner for all students. In this process of apprehending the Psychology function in discussions about literacy, we sought to understand the relationship between this input mode and the political- economic society project, as well as to introduce elements that contribute to the development of a new way of Psychology participation in the present educational scenario. To achieve these goals, it was initially conducted a bibliographic study on the hegemonic relationship between Psychology and literacy in Brazil throughout the twentieth century. For this relationship analysis in the XXI century, there was a study of scientific articles published between 2001 and 2011. Subsequently, a study was done on the publications of the main Cultural-Historical Psychology drafters. Finally, we presented the limitations and potentials of performance of bourgeois Psychology in the literacy process, as well as discussions on the construction of a new way of Psychology participation in the written language teaching, limited by the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The material studied led us to conclude that: Psychology develops the function of important theoretical mainstay in education in general and in the context of literacy , in particular, that the participation way of this science is dialectically related to the historical context in which it operates, such that the hegemonic Psychology in Brazil , a constituent part of the capitalist system of production , supports the growing process of individual formation appreciation , to the detriment of content and literacy methods , and , finally, that the construction of a new insertion way of Psychology in discussions about written language should be guided by the need for the development of conceptual thinking , which is established through a process of intense educational activity in which the teacher develops an important function in organizing and systematizing the content objectified in writing language activity in which the student is encouraged to mobilize their various psychological functions that are essential in the appropriation process of cultural-historical objectifications.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2999
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000217004.pdf834,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.