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Autor(es): Rambo, Carla Patrícia
Orientador: Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Título: A inclusão escolar na perspectiva de alunos com deficiência no ensino superior : contribuições da psicologia histórico-cultural
Banca: Célia Regina Vitalino - UEL
Banca: Maria Julia Lemes Ribeiro - UEM
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural;Ensino superior;Inclusão;Ensino superior;Deficiência;Educação especial;Inclusão escolar;Brasil.;Disability;Special education;Inclusion;Higher education;Cultural-historical;Psychology;Brazil.
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente pesquisa trata sobre a inclusão escolar no Ensino Superior na perspectiva dos alunos com deficiência. Teve por objetivo desvelar as concepções de alunos com deficiência que estão cursando o Ensino Superior a respeito da inclusão escolar. Atentamo-nos também para refletir sobre a contribuição da Psicologia Histórico-Cultural neste contexto. O estudo, portanto, fundamentou-se principalmente nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico- Cultural, que se assenta no Materialismo Histórico e Dialético. Trata-se de um estudo bibliográfico e de campo. Neste estudo consideramos o homem e suas relações através das dimensões sócio-históricas. Na pesquisa de campo, a amostra foi constituída por oito alunos com deficiência matriculados no Ensino Superior, com idade igual ou superior a dezoito anos, dos quais quatro se encontram matriculados em uma universidade pública e quatro em uma privada, ambas do Estado do Paraná. Estes alunos apresentavam deficiência física, visual e auditiva. Como instrumento metodológico para a coleta de dados utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturada composta de sete questões norteadoras, as quais foram trabalhadas mediante análise de conteúdo, sendo organizados em categorias e para uma melhor visualização foram explicitados em Tabelas. Os resultados permitiram compreender as concepções dos alunos com deficiência que estão cursando o Ensino Superior sobre sua inclusão escolar. Essas concepções indicam que, no entendimento deles, a inclusão significa ter maior acessibilidade e igualdade, e assim percebem que a educação inclusiva dentro das instituições de que fazem parte não está se concretizando. Vale ressaltar que essa percepção é maior entre os alunos da IES particular do que entre os da IES pública, mas em ambos os grupos os alunos têm percepções semelhantes em relação à importância de cursar o Ensino Superior, com a expectativa de conseguir um lugar no mercado de trabalho. Os resultados ainda revelam que os alunos sentem-se parcialmente inclusos, ou seja, ora inclusos ora não inclusos; contudo houve uma prevalência dos alunos da instituição pública. Destacamos a importância da relação professor-aluno, principalmente na perspectiva de educação inclusiva, não desconsiderando os deveres do Estado e da Instituição, mas entendendo que é o professor, no seu papel de mediador, que propicia ao aluno a apropriação do conhecimento científico e o seu desenvolvimento psíquico. É possível perceber, pelos resultados, que as instituições de ensino superior nas quais os alunos participantes da pesquisa estão inseridos ainda não estão preparadas para incluí-los, pois não oferecem acesso facilitado aos recursos pedagógicos e aos ambientes físicos, nem professores preparados para lidar com a diversidade de seu alunado.
Abstract: The current study focuses on school inclusion in Higher Education (HE) through the perspectives of students with disabilities. Its objective is to unveil their conceptions regarding school inclusion. We also reflected on the contributions of Cultural-historical Psychology within this context. The study, therefore, is mainly based on the theoretical assumptions of Historical-cultural Psychology, which on its turn relies on the Historical and Dialectical Materialism. It is a literature review and field study altogether. In it, we consider man and its relations through social-historical dimensions. In the field study, the control group was constituted by eight students with disabilities, enrolled in Higher Education Institutions (HEIs), 18 years of age or above, four from a public HEI and four from a private HEI, both in the state of Paraná. They presented physical, visual and auditory disabilities. A semistructured interview with seven guiding questions was used for data collection which had their content analyzed, organized into categories and, for optimal visualization, expressed in Tables. Results led us to understand the conceptions of students with disabilities in HE with respect to their school inclusion. Such conceptions indicate that, according to their own understanding, inclusion means to have more access and equality whereas they realize that inclusive education within the HEIs they belong to is not taking place. It should be highlighted that this perception is higher amongst students from private HEIs than those from public HEIs, but, for both groups, there are similar perceptions related to the importance of studying in HE, with the expectation of finding a position in the labor market. Results also indicate that students feel partly included, that is, both included and non-included; however, there is a prevalence of students from public HEIs. We highlight the importance of the teacher-student relationship, mainly concerning inclusive education, despite of the duties of the State and the HEIs themselves, herein understanding that the teacher, in the role of a mediator, provides students with the acquisition of scientific knowledge and psyquic development. It is possible to realize, through the results, that HEIs from which the students in this study belong to are not only prepared to include them, by providing them with easy access to pedagogic resources and proper facilities, but also to deal with the diversity of their students.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3006
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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