Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3011
Autor(es): Mai, Luanza Pavesi
Orientador: Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto
Título: A narrativa de crimes de assassinatos cruéis : um estudo psicanalítico
Banca: Viviana Carola Velasco Martinez - UEM
Banca: Fabio Roberto Rodrigues Belo - Faculdade de Direito Milton Campos - FDMC
Palavras-chave: Psicanálise;Narrativas de assassinatos cruéis;Fantasma atuado;Psicanálise e literatura;Mortes violentas;Homicídios.;Psychoanalysis;Psychoanalysis And Literature;Narratives Of Heinous Crimes Of Murder;Acting Out.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O presente trabalho se propõe a investigar as possíveis manifestações inconscientes que podem estar presentes durante a leitura de livros que narram crimes de assassinatos cruéis. Trabalhado sob a perspectiva daquilo a que chamamos de fantasma atuado, o enigma que surge neste trabalho corresponde à relação mediada pela escrita e estabelecida entre leitor e algumas narrativas de crimes de assassinatos cruéis. Nesse sentido, lança-se à empreitada de pensar psicanaliticamente a experiência de um suposto leitor frente à leitura das seguintes narrativas: "Serial Killer Louco ou Cruel?" (Casoy, 2008), "Serial Killers Made in Brasil" (Casoy, 2004) e, por fim, "O quinto mandamento: Caso de Polícia" (Casoy, 2009). Este trabalho está pautado em uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual atende às nossas pretensões enquanto proposta de trabalho. Para tanto, como principal referencial teórico, utilizam-se os textos freudianos, essencialmente textos que apresentam como foco o processo criativo do escritor bem como os referidos à literatura em geral. Com a mesma importância, serviu também como base, o trabalho do psicanalista francês André Green, sobretudo aquelas ideias presentes em "O Desligamento"(1994) e "Narcisismo de vida, narcisismo de morte" (1995). Conclui-se que há um núcleo comum a essas narrativas, permeado pela realização de desejo, que corresponde a uma dimensão fantasmática essencialmente relacionada às seguintes manifestações inconscientes, permitidas ao leitor: a cena originária, a fantasia de espancamento, o fenômeno do duplo e, finalmente, ao Complexo da mãe morta.
Abstract: This study aims to investigate the unconsciousness manifestations that may be present during the reading of books of heinous crimes of murder. Therefore, under the perspective of what is called acting out, the enigma emerged in this work corresponds to the relationship established among reader and some narratives of heinous crimes of murder, which has been mediated by writing. Accordingly to it, this research psychoanalytically debates the experience of a supposititious reader forward the reading of the following books: Serial Killers: made in Brasil" (Casoy, 2004), "Serial Killer Louco ou Cruel?" (Casoy, 2008) andfinally "O quinto mandamento: Caso de Polícia" (Casoy, 2009). This study is based on a bibliographic research, which answers what has been thought as work proposal. Thus, as main theoretical support, it is used Sigmund Freud's texts, essencially those referred to the author's creative process and literature as well. As important as, this work is also supported by André Green's studies, principally the ideas presented in "O desligamento" (1994) e "Narcisismo de vida, narcisismo de morte" (1995). As a conclusion, it is known that there is a common nucleus to this narratives, which is permeated by the wish fulfillment, that corresponds to a fantasy extent essentially linked to the following unconsciousness manifestations, allowed to reader: the originary scene, the beating fantasy, the double phenomenon, and, at long last, the Dead mother complex.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3011
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000203005.pdf721,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.