Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Júlia Lemespt_BR
dc.contributor.authorBordin, Jaqueline Cristinept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:18:21Z-
dc.date.available2018-04-13T17:18:21Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3013-
dc.description.abstractBehavior Analysis is a science whose philosophy is Radical Behaviorism, both introduced by B. F. Skinner, and it has as its field of study the human behavior. It is known that Applied Behavior Analysis can found intervention in many areas, being the work with special needs children one of them, acknowledged by scientific community and with remarkable effectiveness. This is not different from the work with children diagnosed with Autism. Autism is a syndrome without confirmed origin that compromises mainly language, communication and social interaction with other people, including family. The basic principles of Behavior Analysis lay the groundwork for both the intervention and Applied Behavior Analysis (ABA) that, through a specific work for each child, teach new skills by reinforcement, increasing the repertoire of the child diagnosed with autism, and extinguishing inadequate behavior by extinction. This study aimed at investigating, through a theoretical and descriptive bibliographical research, what makes the intervention in Applied Behavior Analysis (ABA) effective for changing and introducing new behaviors in the behavioral repertoire of individuals diagnosed with autism and for promoting the quality of life for children and their families. Regarding the aspects that make an intervention in ABA effective in treating children with autism diagnosis and what are the implications to the practice of education, the use of intervention based on Applied Behavior Analysis promotes more independence and welfare for the child and family, what will change the way both of them will relate to the world.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnálise aplicada do comportamento (ABA)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectBehavior analysisen
dc.subjectAutismen
dc.subjectEducationen
dc.subjectApplied behavior analysisen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAnálise do comportamento aplicada ao tratamento de crianças diagnosticadas com autismo : um estudo de sua afetividadept_BR
dc.title.alternativeBevavior Analysis Applied to the treatment of children diagnosed with autism: a study on its efectivenessen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Vânia Lucia Pestana Sant'Ana - UEM-
dc.contributor.referee2Silvia Cristiane Murari - UEL-
dc.description.resumoA Análise do Comportamento, ciência cuja filosofia é o Behaviorismo Radical, ambas introduzidas por B.F.Skinner, tem como objeto de estudo o comportamento humano. É sabido que a Análise Aplicada do Comportamento pode embasar intervenções em diversas áreas, dentre as quais o trabalho com crianças com necessidades especiais, reconhecido pela comunidade científica e de notável eficácia. No que diz respeito ao trabalho com crianças diagnosticadas com autismo não é diferente. O autismo é uma síndrome sem origem comprovada e que compromete especialmente a linguagem, a comunicação e o contato social com outras pessoas, inclusive a família. Os princípios básicos da Análise do Comportamento embasam a intervenção e Análise Aplicada do Comportamento (ABA) que, por meio de um trabalho específico para cada criança, ensina novas habilidades pelo processo de reforçamento, aumentando o repertório da criança diagnosticada com autismo e extinguindo comportamentos inadequados mediante o procedimento de extinção. Neste estudo, o objetivo foi investigar, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, teórico-descritiva, o que torna a intervenção em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) eficaz para a mudança e instalação de comportamentos novos no repertório comportamental de indivíduos com diagnóstico de autismo e para a promoção da qualidade de vida para as crianças e seus familiares. Com relação aos aspectos que tornam efetiva uma intervenção em ABA no tratamento de crianças com diagnóstico autista e quais as implicações à prática da educação, a utilização da intervenção por via dos princípios da Análise do Comportamento Aplicada promove maior independência e bem estar para a criança e sua família, o que alterará o modo como ambas se relacionarão com o mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical[10] 62 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Psicologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000227780.pdf530,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.