Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3031
Autor(es): Silva, Aline Cardoso da
Orientador: Sonia Mari Shiina Barroco
Título: Defectologia soviética e a deficiência intelectual : contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado
Banca: Marilene Proença Rebello de Souza - USP
Banca: Marilda Gonçalves Dias Facci - UEM
Banca: Maria Julia Lemes Ribeiro - UEM
Palavras-chave: Psicologia;Deficiência intelectual;Avaliação;Teoria vygotskiana;Teoria Histórico-Cultural;Deficiência Intelectual;Defectologia soviética;Formação e atuação do psicólogo;Crítica a psicometria.;Intellectual Disabilities;Defectology Soviet Training and Performance Psychologist, Critique of Psychometry.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente dissertação resulta de pesquisa bibliográfica, desenvolvida no período de 2009-2011, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). A pesquisa teve como tema as contribuições dos estudos da defectologia soviética voltados à deficiência intelectual para a formação do psicólogo e da sua atuação junto à educação especial ou ao atendimento educacional especializado. Os objetivos foram: identificar as críticas e proposições de Vygotski e de outros autores contemporâneos seus a defectologia russa, com enfoque à deficiência intelectual; aprofundar nas elaborações teórico-metodológicas da psicologia histórico-cultural a respeito de como a pessoa com deficiência intelectual aprende e se desenvolve; discutir contribuições para a formação e a atuação do psicólogo junto ao atendimento educacional especializado. Justifica-se a sua realização ante a sua vinculação à linha de pesquisa constituição psicossocial da subjetividade e do conhecimento e ao projeto de pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Defectología: estudo das contribuições/implicações teórico-metodológicas soviéticas para a apropriação da linguagem verbal por alunos com deficiências e para a constituição das suas subjetividades. A pesquisa teve como referencial a Psicologia Histórico-Cultural e a Defectología Soviética. Elegeram-se como fontes primárias às obras específicas de Vygotski e como fontes secundárias autores e colaboradores que referenciam o autor russo e sua teoria. Destaca-se, com o investigado, que a teoria vygotskiana oferece nossos rumos à formação teórica e atuação do psicólogo, bem como novas concepções de homem seja ele deficiente ou não. Ante o exposto, conclui-se que a prática do psicólogo da forma como vem sendo realizada contribui para a manutenção de uma ideologia social vigente, e através da apropriação da teoria vygotskiana é possível romper com essa forma de atuação e propor uma psicologia comprometida com transformações sociais.
Abstract: This dissertation is the result of literature search, carried out from 2009-2011, linked to the Graduate Program in Psychology, State University of Maringá (UEM-PPI).The research theme was the contributions of Soviet studies of disabilities focused on intellectual disability for the training of psychologists and their work with special education or specialized educational services. The objectives were to identify and propositions of Vygotsky and other contemporary authors to their Defectology Russian, with a focus on intellectual disabilities; further elaborations on the theoretical and methodological approaches of historical-cultural psychology as to how the person with intellectual disabilities to learn and develops, to discuss contributions to the formation and work of a psychologist with the specialized educational services. Justified their achievement compared to their line of research linking psychosocial constitution of subjectivity and knowledge and the research project Historical-Cultural Psychology and Defectology: a study of contributions / theoretical and methodological implications for the Soviet appropriation of verbal language by students with disabilities and the constitution of their subjectivities. The research followed the Historic-Cultural Psychology and the Soviet Defectology. He was elected as the primary sources of cognition in specific works and secondary sources such as authors and employees that reference the Russian author and its theory. It stands out, with the investigation, the Vygotskia theory offers directions to our classroom and the psychologist, as well as new conceptions of man he is poor or not. Based on the foregoing, we conclude that the practice of a psychologist at the way they are being performed helps to maintain an ideology of social force, and through the appropriation of Vygotskia theory it is possible to break this form of action and propose a psychology engaged transformations social.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3031
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000202997.pdf717,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.