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Autor(es): Silva, Renata da
Orientador: Silvana Calvo Tuleski
Título: A biologização das emoções e a medicalização da vida : contribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão da sociedade contemporânea
Banca: Silvia Maria Cintra da Silva - UFU
Banca: Sônia Mari Shima Barroco - UEM
Palavras-chave: Emoções;Aspectos sociais;Sofrimento;Aspectos psicológicos;Materialismo histórico;Materialismo dialético;Desenvolvimento emocional;Psicologia Histórico-Cultural;Sofrimento Psíquico;Materialismo Histórico-Dialético;Brasil.;Emotional development;Cultural historical psychology;Psyches pain-suffering;Dialectical historical materialism;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Neste trabalho, apresenta-se discussão teórico-conceitual referente às emoções humanas e às suas formas de desenvolvimento e expressão. Neste sentido, o objetivo principal é buscar a compreensão das emoções e suas manifestações na sociedade atual, tendo como base a Psicologia Histórico-Cultural, elaborada por Vigotski, Luria e Leontiev. Tal perspectiva se fundamenta no materialismo histórico e dialético, de Marx e Engels, que tem como pressupostos o conhecimento sobre o indivíduo e seu psiquismo, a partir das determinações históricas e sociais; e a maneira como acontece a apropriação pelo sujeito, por intermédio das mediações presentes na relação que ele estabelece com o meio social. Na primeira seção, discute-se como o tema emoção é tratado pela Psicologia atualmente, a partir do levantamento bibliográfico de pesquisas em Psicologia, nos programas de pós-graduação, divulgadas no site da CAPES, e em artigos publicados nos periódicos científicos, compreendendo o período dos últimos cinco anos. Este levantamento permitiu conhecer as abordagens predominantes na ciência Psicológica, referentes ao tema emoções. Na segunda seção, busca-se compreender como as emoções, assim como os demais aspectos que integram o psiquismo humano - como o pensamento e a linguagem - poderiam ser analisadas como uma função superior, a qual tem início como função elementar e sofre modificações na medida em que o indivíduo, a cada período etário, muda suas formas de relação com o meio social, transformando-o e, ao mesmo tempo, transformando a si mesmo. A terceira seção refere-se ao estudo dos fatores históricos e sociais que marcam a sociedade contemporânea, a qual se pauta na lógica econômica do neoliberalismo e na lógica cultural da pós-modernidade. Trata-se de um período considerado pelos autores estudados, como de negação das metanarrativas, das grandes teorias acerca do homem que predominaram na modernidade. Esta fase é caracterizada também pelas inovações do capitalismo, na produção e na exacerbação do consumo. Procurou-se investigar como vêm se constituindo as emoções humanas neste contexto, uma vez que a naturalização dos processos sociais e a fragmentação dos aspectos referentes à vida humana criam um terreno fértil para a proliferação do sofrimento psíquico dos indivíduos. Problematizam-se, portanto, as práticas que passam a diagnosticar psicopatologias e prescrever medicamentos, em consonância com a lógica de consumo, no estágio atual do capitalismo. Por fim, são delineadas algumas possibilidades clínicas e educacionais, com base na teoria de Vigotski, que contribuam para a sistematização de um referencial em Psicologia que tome o indivíduo concreto e que seja capaz de oferecer um atendimento mais efetivo àqueles que estão em sofrimento psíquico. Assim compreende-se que a emoção também está associada ao desenvolvimento do indivíduo e que, portanto, pode ser considerada como uma Função Psicológica Superior e que tal fato depende das condições de produção da sociedade e o acesso do indivíduo ao conhecimento estabelecido historicamente.
Abstract: This paper shows an argument related to human emotions and how they are developed and expressed. Our main subject is to understand the emotions and their expressions in nowadays society, based on the cultural historical psychology, developed by Vigotski, Luria and Leontiev. This point of view is based on Marxs and Engels dialectical-historical materialism and it's assumptions about the knowledge of the human being and it's psyches, considering historical and social facts, how each individual gets attached to them and the bonds that can be created between them. In the first part of this paper, we will describe how contemporary psychology treats emotions, through some bibliography in psychology research, done by post graduations programs; promoted in the CAPES website, and in some articles published by scientific magazines in the last five years. This research will allowed us to understand the most important facts about emotions in psychology. In the second part we will try to understand how emotions and other aspects, that are part of the human psyches, such us thought and language, could be analyze as a superior function, which starts as a primary function and modifies itself, according to the different stages that the individual goes through modifying the bonds that it will establish with the social environment and at the same time it will modify itself. The third part will be about the study of historical and social facts that rules the contemporary society, which is in the frame of neoliberalism and post modern culture. This period is considered by the author, as a period of metanarratives denial, of the great theories about the individual that prevailed in the modern era. This period it is also known because of capitalism's innovations, and the growing of the consumption market. This research describes how the human emotions have been developed into this environment, once the social process was settle down, and the loss of important references had created the perfect environment for the development of a suffering human psyches. How the diagnosis of psychopatologies and drugs prescriptions becomes more problematic, because of the consumption. Finally, there are some clinical and educational possibilities, based on Vigotsky's theory that will contribute to develop a psychological referendum, who would be able to offer an accurate practice, helping the one whose psyches is suffering. Thus one can understand that emotion is also associated with the development of the individual and therefore can be considered as a Superior psychological function and that this fact depends on the conditions of production of society and the individual's access to knowledge established historically.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3034
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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