Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3044
Autor(es): Sanzovo, Valéria Cristina
Orientador: Maria Júlia Lemes
Título: Estudo sobre a relação entre educação e a evolução da cultura no Comportamentalismo Radical
Título(s) alternativo(s): Study about the relationship between education and evolution of the culture in Radical Behaviorism.
Banca: Marilda Gonçalves Dias Facci - DPI/UEM
Banca: Camila Muchon de Melo - Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento/Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Behaviorismo radical;Comportamento humano (Evolução);Seleção por consequências;Educação e cultura;Planejamento;Comportamentalismo radical;Práticas culturais;Planejamento da cultura;Educação;Autogoverno.;Radical Behaviorism;Cultural Practices;Cultural Planning;Education;Self-government.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O Comportamentalismo Radical, filosofia do comportamento introduzida por B. F. Skinner, tem como explicação do comportamento o modelo de seleção pelas consequências, composto por três níveis seletivos: o filogenético, o ontogenético e o cultural, afirmando constantemente a intrínseca relação entre os três níveis de seleção na determinação do comportamento. Tendo como princípio a noção de que comportamentos são selecionados pelas suas consequências na relação com o ambiente, seja esse interno (encoberto) ou externo (público), mecânico ou social, Skinner defende que as práticas culturais devem, em última instância, trabalhar no sentido da sobrevivência da espécie. Por constatar que a seleção de tais práticas ocorre de forma randômica e acidental, podendo ou não contribuir para tal objetivo, o teórico defende que cabe à ciência o papel de "orientá-las" de forma deliberada, de modo a promover ações - culturais - que venham a contribuir para a evolução da cultura e, desse modo, sua sobrevivência. Trazendo à tona a noção de planejamento cultural, o teórico afirma como ética a posição do cientista do comportamento orientado para o bem da cultura, isto é, para sua sobrevivência. Ao analisar os processos educativos, afirmando que o objetivo final da Educação é o de garantir o estabelecimento de comportamentos que sejam vantajosos não apenas para o indivíduo, mas para os demais em tempo futuro, Skinner aponta para o papel social da prática educativa, oferecendo indícios do papel da Educação na evolução cultural. Tendo como base tais pressupostos, este trabalho propõe investigar o conceito de práticas culturais e identificar quais as contribuições a Educação pode trazer para o planejamento cultural e a evolução da cultura. A fim de alcançar tais objetivos, optou-se por desenvolver uma pesquisa teórico-conceitual, buscando privilegiar, sempre que possível os textos skinnerianos, mas lançando mão ainda de trabalhos de seus intérpretes, a fim de avançar nas discussões, ainda de certa forma incipientes, sobre a temática. Iniciando com uma breve contextualização histórica e conceitual do Comportamentalismo Radical, o trabalho segue com a apresentação do conceito de práticas culturais em Skinner na segunda seção e, ao final, de uma discussão sobre a articulação entre Educação e planejamento cultural. A partir dessa discussão fomentada na pesquisa, é possível afirmar a intrínseca relação entre planejamento cultural e Educação, uma vez que, para Skinner, conhecer implica na aquisição de um de repertório comportamental que permita ao indivíduo adotar comportamentos potencialmente mais vantajosos em vista de determinado arranjo situacional, ou seja, significa assumir controle sobre o próprio comportamento de forma a agir no mundo de maneira discriminada. Atravessando conceitos como os de controle, contracontrole, autogoverno, aprender a aprender e aprender a pensar, a Educação assume, no comportamentalismo skinneriano, ferramenta fundamental no estabelecimento e - voltando-nos aos objetivos desta pesquisa - planejamento de comportamentos vantajosos, individual e coletivamente, no presente e em tempo futuro.
Abstract: Radical behaviorism, philosophy of behavior introduced by B. F. Skinner, to explain the behavior, introduces the model of selection by consequences, composed of three levels: phylogenetic, ontogenetic and cultural, constantly affirming the intrinsic relationship between these three levels of selection in determining behavior. As a principle the notion that behaviors are selected by their consequences in relation to the environment, whether it is internal (covert) or external (public), mechanical or social, Skinner argues that cultural practices should ultimately work towards the survival of the species. Discovering that selection of such practices occur in a random and accidental manner, which may or may not contribute to this goal, Skinner argues that it is up to science the role of "guide them" deliberately, in order to promote actions - cultural actions - that may contribute to the evolution of culture and thus their survival. Bringing up the notion of cultural planning, Skinner claims as ethical the position of the behaviorist scientist oriented towards the good of the culture, that is, for its survival. By analyzing educational processes, stating that the ultimate goal of education is to ensure the establishment advantageous behaviors not only for the individual but for others in the future tense, Skinner points to the social role of educational practice, providing evidences of the education role in cultural evolution. Based on these assumptions, this study aims to investigate the concept of cultural practices and identify what contributions education can bring to cultural planning and the evolution of culture. To achieve these objectives, we decided to develop a theoretical and conceptual research, seeking to emphasize, whenever possible, skinnerians texts, but also using its interpreters in order to advance the discussions, still somewhat inchoate form on the subject. Starting with a brief historical and conceptual context of Radical Behaviorism, the work continues with the presentation of the skinnerian concept of cultural practices Skinner in the second section and, finally, a discussion of the relationship between education and cultural planning. From the discussion fostered in the research, it is possible to affirm the intrinsic relationship between cultural planning and education, since, to Skinner, knowing involves the acquisition of a behavioral repertoire that enables the individual to adopt potentially more advantageous behaviors in view of certain arrangement situational, i.e., means taking control over your own behavior in order to act on the world in a itemized manner. Crossing concepts such as control, countercontrol, self-government, learning to learn and learning to think, Education assumes, in Skinner's behaviorism, fundamental tool in establishing and - returning to the objectives of this research - planning advantageous, behavior, individual and collectively, in present and future time.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3044
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000213339.pdf634,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.