Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3070
Autor(es): Santos, Roseli de Melo Germano Marques dos
Orientador: Nilza Sanches Tessaro Leonardo
Título: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na perspectiva de psicólogos que atuam na clínica e na escola
Banca: Marilene Proença Rebelo de Souza - USP
Banca: Zaira Fátima de Rezende Gonzalez Leal - UEM
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural;Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);Atenção voluntária.;Cultural Historical Psychology;Attention Deficit Hyperactivity Disorder;Voluntary Attention.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A maioria dos comportamentos considerados inadequados nas crianças têm sido diagnosticados como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), com indicação de uso de medicação para seu controle. E a concepção dominante sobre o TDAH revela uma compreensão que desconsidera os fatores sociais, transformando-os numa das descrições médicas mais usadas para dar vazão ao mecanismo de psicopatologização das dificuldades que surgem na infância, especialmente na escola. Considerando isso, este estudo buscou estudar o transtorno por um viés critico, procurando se afastar das concepções organicistas, que entendem os comportamentos hiperativos e desatentos das crianças como decorrentes de transtornos neurológicos. Para tanto, definiu-se como objetivos: aprofundar o conhecimento sobre a Teoria Histórico-Cultural, focando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, sobretudo no desenvolvimento da atenção; e investigar a compreensão de psicólogos clínicos e escolares acerca do TDAH, buscando desvendar se eles atuam segundo a perspectiva iologizante/psicopatologizante, isto é, tratando como biológicos ou psicológicos conflitos que se relacionam com questões sociais, ou delas são sintomas. Tratamos os dados em grupos distintos - um com seis psicólogos escolares da Rede Pública de Ensino de três cidades do Paraná, outro com seis psicólogos que atendem em clínicas particulares -, na intenção de apurar nos dois ambientes, escola e clínica, se a concepção biologizante/psicopatologizante do TDAH predomina. O referencial teórico empregado na fundamentação e análise dos dados coletados pautou-se, principalmente, nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, a qual se fundamenta no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx, que considera o homem em suas relações de produção e em âmbito sóciohistórico. A coleta dos dados foi realizada pela técnica de entrevista semiestruturada. As informações colhidas foram submetidas à análise de conteúdo e organizadas em categorias. Os resultados apontam que a compreensão a respeito do TDAH por parte das participantes da pesquisa é corrompida pelo modelo médico de atendimento. Observou-se que a prática habitual tem sido a da admissão do uso da medicação como primeira opção. Verificou-se algumas intenções para a adoção de uma proposta crítica de atuação, fato que permeia a fala de determinados profissionais; no entanto, alguns ainda demonstram estar confusos, o que nos leva a observar a dificuldade de se posicionarem metodologicamente para a prática. Isso evidencia que há pouca apropriação dos conceitos fundamentais que primam por uma visão mais crítica no exercício da profissão. O material estudado permitiu concluir que, presentemente, aquilo que se considera como TDAH é, antes, um problema decorrente da forma como se estrutura e se organiza a sociedade e suas relações sociais de produção, também expressas na escola, que impede os indivíduos de desenvolverem suas funções psíquicas superiores (funções eminentemente humanas) de forma plena.
Abstract: Most behaviors considered inadequate in children have been diagnosed as ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder), with the indication of the use of medication in order to control it. The dominant conception about ADHD reveals a comprehension that ignores the social factors involved in its diagnosis, transforming it into one of the most adopted medical descriptions used to vent the mechanism of turning the difficulties emerged in childhood into psychopathologies, especially those that are related to school. Regarding this, the current inquiry focused on studying the disorder throughout a critical outlook, concerned about avoiding the Organicist conceptions built on the theme, which interpret hyperactive and distracted behaviors presented by children as consequences of neurological dysfunctions. In order to do so the following objectives have been defined: deepening the knowledge of the concepts of the Cultural-Historic Theory, focusing on the aspects that involve the development of the higher psychological functions, particularly regarding the development of attention; and investigating the comprehension adopted by clinical psychologists and scholars about the ADHD, in an attempt to discover if they operate according to the biological/psychopathological perspective, that is, treating the conflicts related to social issues as a biological or psychological phenomena, of if they function understanding these conflicts as symptoms of those issues. The data was treated within two different groups, one of them counting with six psychologists that work inside the public educational system in three cities located in Paraná state, and the other one with six psychologists that work in private clinics, with the objective of investigating if the biological/psychopathological ADHD perspective is the dominant paradigm in both educational and clinical environments. The theoretical framework adopted in the scientific foundation of the current work and the analysis of the collected data was mainly guided by the Cultural-Historic Psychology paradigm, which is based upon Karl Marx's Historical and Dialectic Materialism, a theoretical view that
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3070
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000202912.pdf605,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.