Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSonia Mari Shima Barrocopt_BR
dc.contributor.authorFigueira, Maysa Ricardo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:19:30Z-
dc.date.available2018-04-13T17:19:30Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3075-
dc.description.abstractThis work results from literature search and qualitative about the precariousness of teaching bachelors in Psychology in Higher Education and, in particular, emptying the contents theorists. This theme is justified before our teaching practice at this level of education and monitoring the gradual and continuous devaluation of theory and psychological science itself. The objectives are to examine the situation of teaching in higher education before the intensification of neoliberal ideology, which encourages rapid formations without deepening the theoretical foundations; analyze how a theoretical concept may suffer losses related to such conditions, imposed on Higher Education, in the case psychoanalysis and the concept of Superego. In order to illustrate the importance of conceptual appropriation from its theoretical foundations, in terms of methodology, exercitation us to analyze the concept of Superego from the study of Sigmund Freud's own texts, and not just of the intro text psychoanalysis or read by third parties of paper other texts ( author's interpreter). We hope that this research put in dissertation form contributes to the understanding of the current context that involves teaching in higher education, particularly in bachelors in psychology, which highlighted proudly and, contradictorily, the waiver theory. We also hope that the discussion presented contribute to the strengthening of the teaching activity anchored on ownership of the theoretical foundations of psychology, showing thereby the importance of reading the classics, from which one gathers a reading of man and society.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEnsino, Psicanálisept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de Psicologiapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectSuper-eupt_BR
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939.pt_BR
dc.subjectHigher Educationen
dc.subjectTeaching of Psychologyen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectSuperegoen
dc.subjectFreud, Sigmund, 1856-1939.en
dc.titlePrecaridade na Docência Superior de Psicologia em Cursos de Bacharelado : o caso do conceito do Super-eu no ensino de teoria psicanalíticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Regina Perez Christofolli Abeche - UEM
dc.contributor.referee2Ângela de Fátima Soligo - UNICAMP
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de pesquisa bibliográfica e qualitativa a respeito da precariedade do ensino de Psicologia nos bacharelados na Educação Superior e, em particular, do esvaziamento nos conteúdos teóricos. Essa temática justifica-se ante nossa prática docente nesse nível de ensino e no acompanhamento da gradual e contínua desvalorização da teoria e da própria ciência psicológica. Os objetivos são examinar a situação da docência na Educação Superior ante o acirramento da ideologia neoliberal, que incentiva formações rápidas sem aprofundamento dos fundamentos teóricos; analisar como um conceito teórico pode sofrer prejuízos relacionados às condições desse tipo, impostas à Educação Superior, no caso a Psicanálise e o conceito de Super-eu. Com o intuito de exemplificar a importância da apropriação conceitual a partir de seus fundamentos teóricos, em termos metodológicos, exercitamo-nos a analisar o conceito de Super-eu a partir do estudo dos próprios textos de Sigmund Freud, e não apenas de textos de introdução à Psicanálise ou de leitura de textos de terceiros (intérpretes do autor). Esperamos que a pesquisa exposta em forma de dissertação contribua com a compreensão do contexto atual que envolve a docência na Educação Superior, particularmente nos bacharelados em Psicologia, em que se destacam o produtivismo e, contraditoriamente, a dispensa da teoria. Esperamos, também, que a discussão apresentada contribua para o fortalecimento da atividade de ensino ancorada na apropriação dos fundamentos teóricos da Psicologia, evidenciando, desse modo, a importância de ler os clássicos, a partir dos quais se apreende uma leitura do homem e da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical109 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Psicologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000202933.pdf561,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.