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dc.contributor.advisorEduardo Augusto Tomanikpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Regiane Cristina dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:19:31Z-
dc.date.available2018-04-13T17:19:31Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3080-
dc.description.abstractThe present dissertation approached, from the Social Representations theory, the theme of inclusion/exclusion of people with special needs in the labor market in the region of Maringa, Parana State, Brazil. From the professional experience of the author, as coordinator of Human Resources and a professor of Organizational Psychology and Labour, it was observed that inclusion has been increasingly required for companies, which, in turn, charges more training of all employees, with or without special needs. The Quota Law of the Ministry of Labor and Employment. (Law 8.213/1991) establishes rules for the inclusion of people with special needs (PEN's) in the labor market. One of these rules provides that all companies with more than 1,000 employees should have on your staff, 5% of PEN's in relation to the total number of employees. This fact creates a lot of problems for companies, such as, the reduction of candidates. However, this social problem becomes greater when we realize that the changes in the world of work, the postmodern reality, tend to reduce the traditional forms of employment. So, why propose the inclusion through work? From the theoretical framework of Social Representations (Moscovici, 2007) studied how the inclusion has been subjectively constructed by people with special needs. Our procedures consisted in five open interviews, accomplished with people with special needs, from semi-defined routes that involved questions about disability itself, life histories, family relationships, experincies in the world of work and expectations for the future. The five anonymous interviews, enabled to know the daily reality of the participants and their relationships and concepts about the world of work. Everyone believes that the loss of others benefits, that was granted to people with disabilities, affects their inclusion in the formal labor market. Concerning future expectations, the majority focus was on health and family life, not on a participation in the work world. The Pen's interviewees represent groups of representations collective and individual about the meaning of work.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectInclusão e exclusãopt_BR
dc.subjectPessoas com necessidades especiaispt_BR
dc.subjectPne'spt_BR
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectPeople with special needsen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectMaringaen
dc.subjectParanaen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleRepresentações sociais : a inclusão/exclusão das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Pedrinho Arcides Guareschi - UFRGS
dc.contributor.referee2Paulo César Seron - UEM
dc.description.resumoA dissertação abordou, a partir da teoria das Representações Sociais, o tema da inclusão/exclusão das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho da região de Maringá, Estado do Paraná, Brasil. A partir da vivencia profissional da autora, como coordenadora de Recursos Humanos e docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, observou-se que a inclusão tem sido cada vez mais exigida para as empresas, que, por sua vez, cobram cada vez mais capacitação de todos os seus funcionários, portadores ou não de necessidades especiais. A chamada Lei de Cotas do Ministério do Trabalho e Emprego (Lei 8.213/1991) estabelece regras para a inclusão das pessoas com necessidades especiais (Pne's) no mercado de trabalho. Uma destas regras determina que todas as empresas com mais de 1000 funcionários deverão ter, em seu quadro de pessoal, 5% de Pne's em relação ao número total de funcionários. Isto gera uma série de problemas para as empresas; entre eles, a escassez de candidatos. No entanto, tal problema ganha uma dimensão social maior quando percebemos que as transformações no mundo do trabalho, na realidade pós-moderna, tendem a diluir as formas tradicionais de trabalho e emprego. Assim, por que propor a inclusão pela via do trabalho? A partir do referencial teórico das Representações Sociais (Moscovici, 2007) estudamos como a inclusão tem sido subjetiva e intersubjetivamente construída por pessoas com necessidades especiais. Nossos procedimentos consistiram em cinco entrevistas abertas, realizadas com pessoas com necessidades especiais, a partir de roteiros semi-definidos que envolviam questões sobre a deficiência em si, as historias de vida, relações familiares, convivência com o mundo do trabalho e expectativas para o futuro. As cinco entrevistas, anônimas, permitiram conhecer a realidade cotidiana dos participantes e suas relações e concepções com o mundo do trabalho. Todos acreditam que a perda de outros benefícios concedidos aos portadores de necessidades especiais prejudica a inclusão dos mesmos no mercado formal de trabalho. Em relação às expectativas futuras, o foco da maioria foi centrado na saúde e na vida familiar, e não em sua participação no mundo do trabalho. Os Pne's entrevistados constituem grupos de representações coletivas e individuais sobre o significado do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physicalx, 98 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Psicologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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