Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3085
Autor(es): Gatto, Dayene Patrícia
Orientador: Sonia Mari Shima Barroco
Título: Teoria de L. S. Vigotski e o atendimento educacional aos transtornos globais do desenvolvimento : da identificação da conduta desviante à formação do homem cultural
Banca: Silvana Calvo Tuleski - UEM
Banca: Newton Duarte - UNESP
Banca: Marines Saraiva - UEM
Palavras-chave: Psicologia do desenvolvimento;Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs);Materialismo histórico-dialético;Teoria Histórico-Cultural;Defectologia;Escola de Vigotski;Autismo;Educação;Brasil.;Pervasive developmental disorders;Historic-dialectical materialism;Historic-cultural theory;Disabilities;Vygotsky;Brazil.
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente dissertação é resultado de pesquisa bibliográfica sobre os chamados Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs). Objetiva investigar quais os pressupostos acerca do desenvolvimento e quais propostas educacionais são apresentadas do ponto de vista hegemônico e, em contraposição, sistematizar algumas das premissas da Escola de Vigotski para a compreensão do tema com base em outra referência teórico-metodológica. Essa dissertação se vincula ao Projeto de Pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Defectología: estudo das contribuições/implicações teórico-metodológicas soviéticas para a apropriação da linguagem verbal por alunos com deficiências e para a constituição das suas subjetividades (DPI-UEM), coordenado pela Profª. Drª. Sonia Mari Shima Barroco. As discussões aqui tecidas foram norteadas pelo método histórico-dialético e sistematizaram as contribuições vigotskianas para a educação das pessoas com comportamento diferenciado por peculiaridades orgânicas, por aquelas decorrentes de processos educacionais ou pela dinâmica entre ambas. Tal teoria foi assumida na tentativa de considerarmos a totalidade social para a adequada compreensão do psiquismo humano também nas formas desviantes. Inicialmente, discutimos alguns dos aspectos e pressupostos hegemônicos fundamentais abordados pela literatura especializada com relação, entre outros fatores, ao diagnóstico e aos processos educacionais voltados aos TGDs. Tecemos algumas reflexões acerca da prática social na atualidade, pressupondo que o conteúdo intrapsicológico esteve, a priori, posto extra psicologicamente, procurando-se abordar aspectos da complexidade social e histórica e suas dimensões para a adequada compreensão dos casos de desenvolvimento humano específico. Voltamos ainda nossa atenção para algumas discussões metodológicas no âmbito das relações entre o materialismo histórico-dialético e a teoria histórico-cultural, sobre a crise da psicologia e sobre os pressupostos e proposições de Vigotski e seus colaboradores para a educação comum e especial. Trabalhamos também com a hipótese de que as elaborações vigotskianas se apresentam como fecundas para um maior entendimento da constituição do humano no homem, mesmo quando este se apresenta, em seu desenvolvimento, diferenciado de seus pares. Voltamos nossos esforços, a seguir, para a compreensão de algumas questões relativas à metodologia defendida por Vigotski, interessando-nos encontrar recursos teóricos que afirmassem a possibilidade de uma compreensão historicizada do psiquismo também nos casos desviantes, que orientassem uma prática avaliativa e formas diferenciadas de intervenção educacional. Finalmente, tratamos das contribuições da escola de Vigotski para a humanização das pessoas com TGDs. Concluímos sobre as importantes contribuições da referida escola teórica com relação ao levantamento de recursos teórico-metodológicos que sinalizam a possibilidade de uma compreensão historicizada do psiquismo no caso dos TGDs, e indicam a necessidade de intervenções educacionais enriquecidas, ao se assumir como meta a humanização ao máximo possível, com vistas ao que podem se tornar esses alunos com o apoio necessário e do qual os educadores e a educação não podem prescindir. Por fim, fica o entendimento de que a Teoria Histórico-Cultural de modo geral, e no que se refere à Defectologia, pode subsidiar um corpo teórico-metodológico com vistas ao máximo desenvolvimento possível das pessoas sob a condição de TGDs.
Abstract: This research is the result of bibliographical study about Pervasive Developmental Disorders (PDD), which aims to investigate the assumptions about development and educational proposals which are presented in hegemonic terms and, in contrast, describe some of the assumptions of the School of Vygotsky to understanding issue based on other theoretical and methodological reference. This thesis is linked to the Research Project Historical-Cultural Psychology and Defectology: a study of the contributions / implications theoretical and methodological Soviet for the appropriation of verbal language for students with disabilities and the constitution of their subjectivities, coordinated by Prof. Dr. Sonia Mari Shima Barroco. The discussions here were woven guided by historical-dialectical materialism and systematized the vigotskian contributions to the education of people with different behavior due to organic peculiarities, for those arising from educational processes or the dynamics between them. This theory was taken in an attempt to consider the social totality to an appropriate understanding of human psyche also in deviant ways. First, we discuss some of the fundamental aspects and hegemonic assumptions addressed by the literature with respect to, among other factors, diagnosis and education processes directed to the PDD. We made some reflections on the social practice today, assuming that the intrapsychological content was, at first, extrapsycologically based, seeking to address issues of social and historical complexity and its dimensions for the proper understanding of the specific cases of human development. We returned our attention to some further methodological discussions in relations between the historical and dialectical materialism and historical-cultural theory, about the crisis of psychology and on the assumptions and propositions of Vygotsky and his collaborators for the common and special education. We also work with the hypothesis that the vigotskyan elaborations is fruitful for a better understanding of the constitution of the human in man, even when it presents itself, in its development, different from their peers. We turned our efforts, then, to understand some aspects of the methodology advocated by Vygotsky, interested in finding resources theorists who assert the possibility of a historicized understanding of the psyche also in the outliers, which will assist in an evaluation practice and forms of educational intervention. Finally, we explore the contributions of Vygotsky's school for the humanization of people with PDD, highlighting the important contributions of this theoretical school in relation to fund raising theoretical-methodological that signaled the possibility of a historicized understanding of the psyche in the case of PDD, and enriched educational interventions, assuming as north the humanization as much as possible, with views to what these students can become with the necessary support and education and what educators can not do without. We complemented our discussion the understanding that the Historic-Cultural Theory in general and with regard to Defectology, can support a theoretical-methodological aiming for a maximum possible development of the people under the condition of PDD.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3085
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000183537.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.