Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarilda Gonçalves Dias Faccipt_BR
dc.contributor.authorLima, Eliane da Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:19:31Z-
dc.date.available2018-04-13T17:19:31Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3087-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a bibliographic research whose study object is the analysis of labor and its implications for personality formation. Considering that the debate in psychology field, related to work-education interface, often leads to discourses and practices which are based on an explaining determinist and naturalized set of assumptions which do not goes beyond individuals victimization and/or responsibility for their living conditions, the present study aims at demonstrating labor and education essenciality in humanization process and the consequent personalization of the human individual. Teacher´s occupational activity was defined as guiding the analysis. At the same time, Cultural-Historical Psychology and Historical-dialectic materialism were elected as its theoretical-methodological basis. Then, based on such presumptions, it was accomplished the analysis of four theoretical categories: labor, activity, personality and education. In this sense, this research tried to contribute for the discussion of three questions: 1) Considering Cultural-Historical Psychology and Historical-dialectic materialism, what is the relation between activity and labor categories? 2) Taking into account current educational organization in capitalist society, what are the implications of teacher's work for the teacher's personality formation? 3) Recognizing that the social relations of production which permeate contemporaneous society are alienated and alienating, which is the relation between alienated work and teacher's activity? This way, it is possible to say that labor is the vital human activity, which is also conscious and intentional. It originates the process by which the individual, through the production of his/her material existence, produces his/her psychological existence. Therefore, to understand the personality requires understanding the ways and conditions through which labor is socially organized, leading to the recognition of alienation relations which are in capitalist society. Thus, concerning the transformation process of labor into commodity, the school content emptying is considered as the structural element of labor alienation, which occurs over the laboring class, as well as teacher´s work, destroying the possibility of the entire personality development.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPsicologia do trabalhopt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectProcesso de personalizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAtividadept_BR
dc.subjectTrabalho docente.pt_BR
dc.subjectLaboren
dc.subjectActivityen
dc.subjectTeacher s worken
dc.subjectPersonalization processen
dc.subjectHistorical-Cultural Psychology.en
dc.titleTrabalho, atividade docente e processo de personalização : um estudo a partir da psicologia histórico culturalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Lígia Márcia Martins - UNESP/Universidade Estadual Paulista
dc.contributor.referee2Silvana Calvo Tuleski - UEM
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa bibliográfica cujo objeto de estudo centra-se na análise do trabalho e suas implicações para formação da personalidade. Considerando que, no âmbito da psicologia, o debate quanto à interface trabalho-educação, com frequência, conduz a discursos e práticas que se pautam em um arsenal explicativo determinista e naturalizado que não vai além da vitimização e/ou culpabilização dos indivíduos por suas condições de vida, constitui-se objetivo deste estudo demonstrar a essencialidade do trabalho e da educação no processo de humanização e consequente personalização do homem. Delimitou-se como eixo norteador das análises a atividade ocupacional do professor e como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural e o materialismo histórico-dialético. Orientada por tais pressupostos, a análise se detém, fundamentalmente, em quatro categorias teóricas: trabalho, atividade, personalidade e educação. Nesta direção, busca-se contribuir para a discussão de três questões: 1) Considerando o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural e do materialismo histórico-dialético, qual a relação entre a categoria atividade e a categoria trabalho? 2) Tendo em vista a organização educacional vigente na sociedade capitalista, quais as implicações do trabalho docente para a formação da personalidade do professor? 3) Ante o reconhecimento de que as relações sociais de produção que permeiam a sociedade contemporânea são alienadas e alienantes, qual a relação entre trabalho alienado e atividade docente? Dessa forma, é possível afirmar que o trabalho é a atividade vital humana, consciente e intencional que engendra os processos pelos quais o indivíduo, por intermédio da produção de sua existência material, produz sua existência psicológica. A compreensão da personalidade, portanto, implica a compreensão das formas e condições pelas quais o trabalho encontra-se socialmente organizado, e, assim, remete ao reconhecimento das relações de alienação que imperam na sociedade capitalista. Neste sentido, no processo de transformação do trabalho em mercadoria, considera-se que o esvaziamento do conteúdo escolar se manifesta como elemento estrutural da alienação do trabalho, o qual incide sobre toda classe trabalhadora, inclusive na classe docente, obliterando a possibilidade de pleno desenvolvimento da personalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical185 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Psicologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000202998.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.