Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarivânia Conceição de Araújopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Renata Oliveira dospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:00Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:00Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3100-
dc.description.abstractThis master thesis aims to reflect the factors that have guided the actions of different social actors: directors, coordinators and teachers of sociology regarding the inclusion and the implementation of this discipline at "the botton line" of two private schools in the state of Paraná. The intention is to analyze what are the elements that allow curriculum matrix as diverse as the number of hours/lessons of Sociology at these private schools: Anjos Custódios in Marialva/PR and Pointer the Jandaia do Sul/PR. To understand this reality, it was necessary to rethink how education was often the subject of analysis and reflections of important social scientists throughout the development of the history of Brazilian education. In addition, it was thought about the path back and forth of Sociology to school, especially, in Paraná revealing what actions are being currently undertaken to develop Sociology teaching in and out of classrooms.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas privadaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectMarialvapt_BR
dc.subjectJandaia do Sulpt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectPrivate Schoolsen
dc.subjectTeaching of Sociologyen
dc.subjectMarialvaen
dc.subjectJandaia do Sulen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA implementação da sociologia nas instituições privadas paranaenses : um estudo sociológicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
dc.contributor.referee2Anita Handfas - UFRJ
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo refletir sobre os fatores que têm permeado as ações de diferentes agentes sociais: diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Sociologia no que tange à inserção e implementação da disciplina de Sociologia no "chão" de duas escolas privadas no Estado do Paraná. A intenção é analisar quais são os elementos que permitem matrizes curriculares tão díspares quanto ao número de horas/aulas de Sociologia dos Colégios Anjos Custódios em Marialva/PR e Pointer de Jandaia do Sul/PR. Para compreender essa realidade fez-se necessário repensar como a educação muitas vezes foi o tema de análises e reflexões de importantes cientistas sociais ao longo de toda a história do desenvolvimento da educação brasileira. Além disso, buscou-se refletir também sobre a trajetória de idas e vindas da Sociologia aos bancos escolares, em especial no Paraná, revelando quais ações acadêmicas estão sendo realizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical114 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000188783.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.