Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3102
Autor(es): | Doronin, Juliana de Aquino Fonseca |
Orientador: | Geovanio Edervaldo Rossato |
Título: | Análise da eficácia do programa de bolsas de estudo para o ensino médio |
Banca: | Maria Aparecida Barbosa Carneiro - UEPB |
Banca: | Antonio Ozai da Silva - UEM |
Palavras-chave: | Fundações e associações sem fins lucrativos;Políticas públicas;Assistência social;Política de inclusão;Programa de bolsas de estudo;Ensino médio;Educação;Brasil.;FASFIL;Inclusion policy;Program scholarships for high school;Brazil. |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Resumo: | Este trabalho investiga sobre a eficácia do Programa de Bolsas de Estudos para o Ensino Médio como modalidade de política inclusiva educacional numa FASFIL- Fundações e Associações Sem Fins Lucrativos. A metodologia aplicada na pesquisa como principal foi a quantitativa, a qual contou com coleta de dados em análise documental, referente aos índices dos alunos quanto à Evasão escolar, Rendimento escolar e Aprovação interna (média global) e externa (especificamente nos vestibulares da UEM- Universidade Estadual de Maringá) e índice de repetência, no período de 2010 e 2011. Foi realizado um levantamento do perfil socioeconômico das famílias dos alunos beneficiados atendidos e identificados elementos de vulnerabilidade social. Realizada pesquisa bibliográfica como método secundário qualitativo. O estudo foi realizado com todo universo de alunos bolsistas e não bolsistas, do Terceiro Ano do Ensino Médio da referida FASFIL. Compactua-se da teoria de que o acesso a Educação e principalmente ao Ensino Médio é um dos caminhos, para a idealizada cidadania plena e transformação social. Nesse sentido, evidenciou-se a hipótese paradoxal, que : 1) O programa de bolsa pesquisado representa uma melhor possibilidade de inclusão no acesso do aluno de baixa renda ao Ensino Superior Público por melhor prepara-lo (em teoria) para o vestibular no regime geral de concorrência e 2) As contradições encontradas na legislação, descaracterizam o caráter inclusivo do Programa através de características excludentes. |
Abstract: | This paper investigates the effectiveness of the Program Scholarships for High School as a form of inclusive education policy in FASFIL - Foundations and Nonprofit Associations . The methodology applied in the research was the main quantitative , which included data collection on documentary analysis , indexes referring to the students as to the Truancy , School Performance and Approval internal (global average) and external ( specifically in the vestibular - EMU State University of Maringá ) and repetition rate , between 2010 and 2011 . A survey of the socioeconomic profile of households served and identified elements of social vulnerability benefited students was conducted . Performed literature search and qualitative secondary method . The study was performed with whole universe of scholarship and non scholarship students of the Third Year of High School said FASFIL . If condone - the theory that access to education and especially the Middle School is one of the paths to the idealized full citizenship and social transformation . In this sense , revealed a paradoxical hypothesis that: 1) The scholarship program is researched a better chance of inclusion in the student's lower income to Public Higher Education for better prepares you ( in theory ) to access the vestibular system general competition and 2 ) the contradictions found in legislation , mischaracterize the inclusive nature of the program through exclusive features. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3102 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
000212925.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.