Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3122
Autor(es): Vieira, Marcelo Cristian
Orientador: Wânia Rezende Silva
Título: Cultura organizacional e diferença geracional : desafios e expectativas nas organizações
Banca: Geovanio Edervaldo Rossato - UEM
Banca: Siderly do Carmo Dahle de Almeida Barbosa - UNICESUMAR
Palavras-chave: Relações entre gerações;Relações sociais;Cultura organizacional;Instituição de ensino;Gerações;Brasil.;Generations;Social relations;Organizational culture;Brazil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Os estudos sobre gerações no Brasil se apresentam como tema emergente, e questões relacionadas à entrada de nova força ativa de trabalho, a maior permanência dos funcionários nas empresas após a aposentadoria e as relações sociais produzidas pelas gerações no âmbito organizacional, são pontos que sustentam a importância pelo assunto e geram interessem em compreendê-los. As organizações, corriqueiramente, estão tendo que aprender a lidar com quadros de funcionários cada vez mais diferentes, em que a visão de mundo e forma de lidar com as situações estão relacionadas com a geração (Baby Boomers, GenX e GenY) em que cada um faz parte. Assim, este trabalho buscou analisar e interpretar as relações sociais de trabalho entre diferentes gerações numa organização de ensino superior no noroeste do Paraná. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, onde a abordagem metodológica foi o estudo de caso. Os dados primários foram coletados por meio das técnicas de entrevista com roteiro semiestruturado e de um grupo focal. Quanto aos dados secundários, eles foram coletados dos documentos cedidos pela instituição. Desta forma, buscou-se por meio da análise descritiva e interpretativa, entender e descrever as características de determinada população e fenômeno para, posteriormente, entender como se estabelecem as relações sociais de trabalho, entre as diferentes gerações, dentro da organização.
Abstract: Studies on generations in Brazil, are presented as an emerging theme, and issues related to the entry of new active workforce, the greater permanence of employees in enterprises after retirement and social relations produced by generations in the organizational context, are points that support the importance of the issue and generate interest in understanding them. Organizations, routinely, are having to learn to deal with frameworks increasingly different employees, where the world view and way of dealing with the situations are related to the generation (Baby Boomers, GenX and GenY) in which each does party. This study sought to analyze and interpret social working relationships between different generations in an organization of higher education in northwest Paraná. Therefore, a field study of a qualitative nature, where the methodological approach was case study was developed. Primary data were collected through interview techniques with semi-structured and a focus group. Regarding the secondary data, they were collected from documents assigned by the institution. Thus, we sought through descriptive and interpretative analysis, understand and describe the characteristics of a given population phenomenon and to then understand how to establish social relationships work between different generations within the organization.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3122
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216959.pdf961,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.