Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWânia Rezende Silvapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Luciano Santanapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:03Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:03Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3125-
dc.description.abstractThe present study aimed at analyzing, how the new information and communication technologies have influenced the teaching action dynamics at an Institution of Higher Education in the north of the Paraná. The research was characterized as a qualitative study case. It included the participation of nine teachers acting at on-campus education and at distance education, who were selected according to the criteria pre-established by the researcher, considering age, gender and length of time working at the institution. For the data collection, a semi structured interview was applied, from August of 2013 through July of 2014.Using the theoretical bases regarding Field, Symbolic Power and Habitus, provided by the French sociologist Pierre Bourdieu, it was possible to identify the aspects that involve the organizational culture of the institution researched and how such aspects have influenced the dynamics of the teaching work at both on-campus and distance education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação,.Prática docentept_BR
dc.subjectHabitus docentept_BR
dc.subjectEnsino a distância (Híbrido)pt_BR
dc.subjectInstituição privadapt_BR
dc.subjectTecnologia para educaçãopt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectOrganizational poweren
dc.subjectTechnology for educationen
dc.subjectTeaching Habitusen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleCultura, tecnologia e habitus docente : um estudo em uma instituição de ensino superior no norte do Paranápt_BR
dc.title.alternativeCulture, technology and teaching habitus: a study in a higher educational institution in the north of the Paranáen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Zuleika de Paula Bueno - UEM-
dc.contributor.referee2Siderly do Carmo Dahle de Almeida - UEM-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo analisar como as novas tecnologias da informação e comunicação têm influenciado na dinâmica do trabalho docente em uma instituição de ensino superior privada no Norte do Paraná. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso de natureza qualitativa e contou com a participação de nove docentes dos ensinos presencial e a distância, na qual foram selecionados de forma intencional, de acordo com critérios estabelecidos pelo pesquisador, levando em consideração idade, gênero e tempo de casa. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, aplicada no período de agosto de 2013 a julho de 2014. Utilizando as bases teóricas sobre campo, poder simbólico e Habitus do sociólogo francês Pierre Bourdieu, foi possível identificar os aspectos que envolvem a cultura organizacional da instituição pesquisada e como tais aspectos tem influenciado na dinâmica da atuação docente no ensino presencial e também no ensino a distância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical118 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000217969.pdf888,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.