Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorElflay Mirandapt_BR
dc.contributor.authorDelgado, Marceli Maria dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:04Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:04Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3132-
dc.description.abstractViolence in schools is a problem and this has worried the people who live together in the school grounds; it is an obstacle that impairs social relations and mediation of scientific knowledge. This work aims to identify the episodes of violence that arise within the school and its surroundings, and how they reflect on the school field of Maringa State Public Institutions; called North, South and Central regions. Reasoned by means of literature and information gathered by the use of field research; as well as questionnaires given to students and teachers where it asks about the relationship of living in this community, instances of violence and the impact of these actions on the lives of social actors. The considerations of the different questions directed at students and teachers have the pretension to collect answers to questions about the researcher, which is school violence, violence which the main focus in the school field and how this practice of violence affects school stakeholders. In possession of listed results we intend to present to the school communities that serve to support the development of public policies that reduce school violence and consequently improve the quality of education in Paraná State Schools. After compiling the data, it appears that the main violence to seize territory in the opinion of school teachers are poor physical structure of two institutions, the lack of adequate to meet the special needs instruments, vandalism, assaults physical between students, bullying, theft, robbery and threats, as well as illicit substances that enter the school, fear of traffickers, gangs, school grounds and invasion by strangers; and the opinion about the presence of the school patrol. Understanding of learners towards violence are, a deficiency of computer classes, the lack of public policies for young people in a different time of school, problems of building infrastructure, theft, robbery, assault, insults, bullying, threats, insecurity, verbal aggression, predation public property, possession of weapons on school territory among other violent actions that are in evidence in the present work.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectTerritório escolarpt_BR
dc.subjectNíveis de violênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSchool terrioryen
dc.subjectSchool violenceen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEscola território e violência : reflexos no campo escolarpt_BR
dc.title.alternativeSchool territory and violence: violence: reflections on school fielden
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão - UNICESUMAR-
dc.contributor.referee2Geovanio Edervaldo Rossato - UEM-
dc.description.resumoA violência é um problema presente nas escolas e tem preocupado os sujeitos que convivem nesse território escolar. Ela é um obstáculo que prejudica as relações sociais e a mediação do conhecimento científico. Este trabalho tem como objetivo principal identificar os episódios de violência que advêm no território da escola e no seu entorno e como eles refletem no campo escolar de Instituições Públicas Estaduais de Maringá, denominadas regiões Norte, Sul e Central. A fundamentação teórica pauta-se em pesquisa bibliográfica e em pesquisa de campo. Assim como, em questionários aplicados aos alunos e professores, nos quais se indaga a respeito das relações de convivência dessa comunidade, ocorrências de violências e o reflexo dessas ações na vida dos atores sociais. As considerações dos diferentes questionamentos direcionados a alunos e professores têm a pretensão de coletar respostas às indagações da pesquisadora sobre o que é violência escolar, quais as principais violências incidem nesse campo e o quanto essa prática de violências afeta os agentes escolares. De posse dos resultados coletados, pretende-se apresentá-los às comunidades escolares para que sirvam de apoio na elaboração de políticas públicas que diminuam a violência escolar e, consequentemente, melhorem a qualidade da educação nas Escolas Estaduais do Paraná. Após a compilação dos dados, constata-se que,as principais violências que apreendem o território escolar, na opinião dos docentes, são a estrutura física precária de duas das instituições, a falta de instrumentos adequados para o atendimento das necessidades especiais, o vandalismo, as agressões físicas entre os alunos, o assédio moral, o roubo, e as ameaças, assim como, as substâncias ilícitas que adentram a escola, o medo de traficantes, gangues, a invasão do território escolar por pessoas estranhas e o que pensam a respeito da presença da patrulha escolar. Na compreensão dos educandos, em relação à violência, estão a deficiência das aulas de informática, a carência de políticas públicas de contraturno, problemas de infraestrutura predial, furtos, roubos, agressão física, insultos, assédio moral, ameaças, insegurança, agressões verbais, depredação do patrimônio público, porte de armas no território escolar, entre outras ações violentas, que estão em evidência no presente trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical119 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000222269.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.