Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZuleika de Paula Buenopt_BR
dc.contributor.authorRamos, Tiago Robertopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:04Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:04Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3137-
dc.description.abstractThis dissertation studies the relationship between the theory of folk communication, formulated in the 1960s by Luis Beltran de Andrade e Lima, the Social Sciences and Folcklore Studies. All these traditions were in folklore a universe for reflection. The objective is to understand the intersections, interactions , entanglements and clashes between folk communication, Social Sciences and Folklore Studies, reporting and describing the characteristics of this exchange. Here, we question the kind of relationship that folk communication established with the Social Sciences and Folklore Studies. Wright Mills (2009) and his conception of intellectual craftsmanship is the origin of our methodology. It is from their reflections that developed the research literature and qualitative. Analytically, we mobilize different methodological perspectives. Pierre Bourdieu (1983) helps us to understand the logic of the structure and workings of the scientific field. Raymond Williams (1999) provides an explanation of the forms of scientific values between different intellectual groups sharing. Heloise Pontes (1991, 1997, 1998), in turn, helps in developing a sociology of intellectual production and its producers. Text, author, social and institutional context were the main analytical and explanatory criteria employed. Each of these criteria showed a characteristic of the relationship studied. In terms of copyright, Luis Beltrão is in the same generation platform that leading intellectuals of Social Sciences and Folklore Studies. Regarding the text, analyzing his doctoral thesis, is perceived a strong influence of sociological and folkloric thought of the period. As social and institutional context, Beltrão had the project of scientific quest for autonomy in communication studies. During this period, social science and folklore studies also strove for the conquest of scientific autonomy. The folkcommunication, while theoretical elaboration, had the ability to express the dilemmas of institutionalization of Communication inen
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIntelectuaispt_BR
dc.subjectComunicação folclóricapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCiências Sociaispt_BR
dc.subjectFolclore.pt_BR
dc.subjectIntelectualsen
dc.subjectFolkcomunnicationen
dc.subjectLuiz Beltrãoen
dc.subjectSocial Sciences Folklore.en
dc.titleFolkcomunicação, ciências sociais e estudos folclóricos : entrelaçamento e embatespt_BR
dc.title.alternativeFolkcommunication, social sciences and folklore studies: entanglements and clashesen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Renata Marcelle Lara - UEM-
dc.contributor.referee2Maria Cristina Gobbi - UNESP-
dc.description.resumoA presente dissertação tematiza as relações que a teoria da Folkcomunicação, formulada na década de 1960 por Luiz Beltrão de Andrade e Lima, estabeleceu com as Ciências Sociais e os Estudos Folclóricos. Todas essas tradições tiveram no folclore um universo para reflexão. Objetiva-se compreender as intersecções, interações, embates e entrelaçamentos da Folkcomunicação com as Ciências Sociais e os Estudos Folclóricos, relatando e descrevendo as características desse intercâmbio. Como problema é proposto a seguinte questão: Que tipo de relação a teoria da Folkcomunicação estabeleceu com as Ciências Sociais e com os Estudos Folclóricos?. Wright Mills (2009) e sua concepção acerca do artesanato intelectual está na origem da metodologia desse trabalho. É a partir das suas reflexões que se desenvolveu a pesquisa, bibliográfica e de caráter qualitativo. Analiticamente, mobilizaram-se diferentes perspectivas metodológicas. Pierre Bourdieu (1983) auxiliou a compreender a lógica de estruturação e funcionamento do campo científico. Raymond Williams (1999) permitiu a explicação das formas de compartilhamento de valores científicos entre diferentes grupos intelectuais. Heloísa Pontes (1991; 1997; 1998), por sua vez, ajudou na elaboração de uma sociologia da produção intelectual e de seus produtores. Assim, texto, autor, contexto social e institucional foram os principais critérios analíticos e explicativos empregados na realização das interpretações. Cada um desses critérios apontou uma característica do relacionamento estudado. Em termos de autor, Luiz Beltrão está na mesma plataforma de geração que os principais intelectuais das Ciências Sociais e dos Estudos Folclóricos. Em relação ao texto, analisando sua tese de doutorado, é perceptível uma forte influência do pensamento sociológico e folclórico do período. Quanto ao contexto social e institucional, Beltrão tinha como projeto a busca pela autonomia científica dos estudos em Comunicação. Nesse período, Ciências Sociais e Estudos Folclóricos também se esforçavam pela conquista da autonomia científica. A Folkcomunicação, enquanto elaboração teórica, teve a capacidade de exprimir os dilemas da institucionalização da Comunicação no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical98 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216543.pdf743,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.