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Autor(es): Lourenço, Júlio César
Orientador: Zuleika de Paula Bueno
Título: A contribuição da atividade cineclubística do Chaplin Club (1928-1931) para a maturidade da crítica cinematográfica brasileira
Banca: Carla Cecília Rodrigues Almeida - UEM
Banca: Maria Bernardette Cunha de Lyra - Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Cinematografia;Crítica;Cineclubismo;Forum intelectual;Pensamento social;Antropologia simbólica;Brasil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar a trajetória do Chaplin Club, o primeiro cineclube regular brasileiro e que, entre 1928 a 1931, ao se fazer reconhecido como espaço legítimo de cinema e discussão, estabeleceu uma inovadora forma de pensar o cinema como arte e não apenas entretenimento. Os debates e os trabalhos teóricos deste pioneiro cineclube inauguraram a crítica cinematográfica nacional. Investigar a história social e intelectual do Chaplin Club compreende entender como a cultura do cinema foi absorvida e interpretada no Brasil. Problematizo este cineclube como fórum intelectual apresentando-o como prática social e buscando compreender sua produção, seus rituais, simbolismos e significado. Assim, estudei a agremiação, considerando o seu período de existência, seus principais dirigentes, filmes exibidos, principais temas debatidos, as influências sofridas e o tratamento dado ao cinema brasileiro. Analisei as propostas para a constituição do clube, avaliando desde as premissas até às suas limitações e às contradições; as imagens da sociedade com a qual operavam e as formas de identidade social e intelectual que seus integrantes estavam dispostos a ostentar e quais seus objetivos sociais e culturais. O interesse da pesquisa foi compreender a experiência concreta do vivido, mostrando as práticas culturais de determinada sociedade; a formalização dessa prática em produtos simbólicos e as estruturas sociais que influenciaram esse produto.
Abstract: This survey aimed to study Chaplin Club's route, the first Brazilian regular cineclub that between 1928 to 1931, when it made itself recognized as a legitimate place of cinema and discussion, established a new way to think of cinema as art and not only about entertainment. The debates and the theoretical works of this pioneer cineclub inaugurated the cinematographic national critique. Investigating Chaplin Club's social and intellectual history includes to understand how the cinema culture was absorbed and construed in Brazil. I render problematic that cineclub as an intellectual forum presenting it as a social practice aiming to understand it's production, it's rituals, it's symbolisms and it's meaning. That way, I studied it's association considering it's existence period, it's main directors, the exhibited movies, it's main debated themes, the influences it caused and the treatment it gave to Brazilian cinema. I also investigated which were the proposals to this club's constitution, analyzing since it's premises to it's limitations and contradictions, the society images which functioned the ways of a social and intellectual identity that it's components were inclined to assume. Eventually, which were Chaplin Club's social and cultural goals. The interest was to understand the concrete experience of life, exposing cultural practices of a determined society; the formalization of this practice in symbolical products and the social structures that influenced this product.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3143
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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