Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGeovanio Edervaldo Rossatopt_BR
dc.contributor.authorIbargoyen, Daiane Dornelespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:53Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:53Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3148-
dc.description.abstractSince 1960, the consumption of Western society hassensitive to changes in delivery mechanism sculture and social relations. With the Internet and the Globalization new names were included as "Cyberculture", "information society" and "society in network" for purposes of characterizing this period. The sciences social today face a new challenge that is understand the mechanisms of globalization and also Internet. The new challenge includes studies that take into account the virtuality and the methodology. Faced with the environment of entertainment, there is a relationship use and fascination among players and gaming virtual. In MMORPG - massive online gaming multiplayer - no definition of goals, which are best achieved when using the division tasks and training for possible (sporadic) or constant (normal), with a strong representation symbolic and performative action that can be studied from the anthropology of performance. This research discusses the relationship between her and the MMORPG Asda Story called Brazil. Thus, we seek to identify the performative action and propose the use analytical anthropology of performance, from categories presented by Richard Schechner, which are: performer, intensity of performance, interactions the performer, full sequence of performance, transmission performative knowledge and performance evaluation.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAntropologia da performancept_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectJogo virtualpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectAsda Story Brasil.pt_BR
dc.subjectAnthropology of performanceen
dc.subjectVirtual gameen
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectAsda Story Brazil.en
dc.titleJogos virtuais e a antropologia da performancept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Zuleica de Paula Bueno - UEM
dc.contributor.referee2Paulo Vinícius Baptista da Silva - UFPR
dc.description.resumoA partir de 1960, a sociedade ocidental de consumo passou por sensíveis alterações nos mecanismos de produção de cultura e de relações sociais. Com a Internet e a Globalização foram incluídas novas denominações, como "cibercultura", "sociedade da informação" e "sociedade em rede", com fins de caracterizar este período. As ciências sociais hoje se deparam com um novo desafio que é entender os mecanismos da globalização e também da Internet. O novo desafio inclui estudos que levem em consideração a virtualidade e a metodologia. Deparando-se com o ambiente do entretenimento, destaca-se a relação de uso e fascínio entre jogadores e plataformas de jogos virtuais. Nos MMORPG - jogos virtuais massivos de múltiplos jogadores - há delimitação de objetivos, que são melhor alcançados quando se utiliza da divisão de tarefas e formação de grupos eventuais (esporádicos) ou constantes (habituais), havendo uma intensa representação simbólica e ação performática que pode ser estudada a partir da antropologia da performance. A presente pesquisa pretende discutir a relação entre ela e o MMORPG chamado Asda Story Brasil. Desta forma, busca-se identificar a ação performática e propondo o uso analítico da antropologia da performance, a partir das categorias apresentadas por Richard Schechner, quais sejam: performer, intensidade da performance, interações do performer, sequência total da performance, transmissão do conhecimento performático e avaliação da performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical145 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000192465.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.