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Autor(es): Cruzoletto, João Vitor
Orientador: Marivânia Conceição de Araújo
Título: Mapeando a aprendizagem profissional por meio da análise institucional
Banca: Silvio José Benelli - UNESP/Assis
Banca: Geovânio Edervaldo Rossato - UEM
Palavras-chave: Análise institucional;Aprendizagem profissional;Políticas públicas;Espaços institucionais;Entidade assistencial;Educação profissional;Brasil.;Institucional analysis;Care entiy;Profesional education;Professional learning;Public policy and institutinal spaces;Brazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O estudo proposto visa problematizar a discussão acerca da Política de Aprendizagem Profissional, particularmente o seu processo educativo de formação/formatação técnico-profissional do indivíduo-cidadão-trabalhador jovem para o mundo do trabalho. O texto científico se inicia pela analise da relação entre a Instituição Aprendizagem Profissional versus a Instituição Educação Profissional, na tentativa de verificar como e por onde se materializa e se estrutura nacionalmente a Aprendizagem Profissional, bem como demonstrar quais os dispositivos técnicos e institucionais utilizados para avaliar, financiar e manter os programas/projetos de aprendizagem. Na sequência foram apresentados os dados nacionais que buscam conferir a Aprendizagem Profissional um status de "política publica intersetorial" de impacto social na sociedade brasileira. Por fim, a pesquisa se dedicou a analise de um programa/projeto social de aprendizagem profissional desenvolvido por uma Entidade Assistencial Socioeducativa sediada no município de Maringá - Paraná. Metodologicamente, as técnicas utilizadas consistiram em memórias do trabalhador/pesquisador e na investigação documental realizada nos arquivos-mortos do coletivo de adolescentes que se encontravam em processo de aprendizagem no período 2007-2009, autorizada formalmente pelos responsáveis da Entidade A observação participante foi utilizada para a analise dos espaços democráticos institucionais que contemporaneamente esse estabelecimento social se inseriu para discutir a Aprendizagem Profissional.
Abstract: The proposed study aims to problematize the discussion about the Professional Leaning Policy, particularly its educational process of training/formatting technical professional of the individual-citizen-worker young for the world of work. The scientific text is service begins by analyzing the relationship between the Professional Learning Institution versus the Professional Education Institution, in an attempt to determine how and Where it materializes and structure nationally the Professional Learning, as well as to demonstrate the technical and institutional arrangements used to evaluate, finance and maintain the leaning programs/projects. Following on national data were presented who seek to give the Professional Leaning a status of "intersectoral policy" social impact on Brazilian society. Finally, the research is devoted to analysis of a program/project professional social learning developed by a Socioeducative Care Entity headquartered in Maringá - Paraná. Methodologically, the techniques used consisted of memories of the Worker/researcher and documentary research conducted in the archives-dead of the collective teenagers who were in the process of Learning in the period 2007-2009, formally authorized by the responsible authority. Participant observation was used to analyze the institutional democratic spaces that today this social establishment is inserted to discuss the Apprenticeship.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3151
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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