Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarivânia Conceição de Araújopt_BR
dc.contributor.authorCruzoletto, João Vitorpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:54Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:54Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3151-
dc.description.abstractThe proposed study aims to problematize the discussion about the Professional Leaning Policy, particularly its educational process of training/formatting technical professional of the individual-citizen-worker young for the world of work. The scientific text is service begins by analyzing the relationship between the Professional Learning Institution versus the Professional Education Institution, in an attempt to determine how and Where it materializes and structure nationally the Professional Learning, as well as to demonstrate the technical and institutional arrangements used to evaluate, finance and maintain the leaning programs/projects. Following on national data were presented who seek to give the Professional Leaning a status of "intersectoral policy" social impact on Brazilian society. Finally, the research is devoted to analysis of a program/project professional social learning developed by a Socioeducative Care Entity headquartered in Maringá - Paraná. Methodologically, the techniques used consisted of memories of the Worker/researcher and documentary research conducted in the archives-dead of the collective teenagers who were in the process of Learning in the period 2007-2009, formally authorized by the responsible authority. Participant observation was used to analyze the institutional democratic spaces that today this social establishment is inserted to discuss the Apprenticeship.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise institucionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEspaços institucionaispt_BR
dc.subjectEntidade assistencialpt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInstitucional analysisen
dc.subjectCare entiyen
dc.subjectProfesional educationen
dc.subjectProfessional learningen
dc.subjectPublic policy and institutinal spacesen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleMapeando a aprendizagem profissional por meio da análise institucionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Silvio José Benelli - UNESP/Assis-
dc.contributor.referee2Geovânio Edervaldo Rossato - UEM-
dc.description.resumoO estudo proposto visa problematizar a discussão acerca da Política de Aprendizagem Profissional, particularmente o seu processo educativo de formação/formatação técnico-profissional do indivíduo-cidadão-trabalhador jovem para o mundo do trabalho. O texto científico se inicia pela analise da relação entre a Instituição Aprendizagem Profissional versus a Instituição Educação Profissional, na tentativa de verificar como e por onde se materializa e se estrutura nacionalmente a Aprendizagem Profissional, bem como demonstrar quais os dispositivos técnicos e institucionais utilizados para avaliar, financiar e manter os programas/projetos de aprendizagem. Na sequência foram apresentados os dados nacionais que buscam conferir a Aprendizagem Profissional um status de "política publica intersetorial" de impacto social na sociedade brasileira. Por fim, a pesquisa se dedicou a analise de um programa/projeto social de aprendizagem profissional desenvolvido por uma Entidade Assistencial Socioeducativa sediada no município de Maringá - Paraná. Metodologicamente, as técnicas utilizadas consistiram em memórias do trabalhador/pesquisador e na investigação documental realizada nos arquivos-mortos do coletivo de adolescentes que se encontravam em processo de aprendizagem no período 2007-2009, autorizada formalmente pelos responsáveis da Entidade A observação participante foi utilizada para a analise dos espaços democráticos institucionais que contemporaneamente esse estabelecimento social se inseriu para discutir a Aprendizagem Profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical264 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216109.pdf6,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.