Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3187
Autor(es): Silva, Edna Kawata da
Orientador: Ana Lúcia Rodrigues
Título: Violência na escola e a relação com o seu entorno : uma abordagem de escolas da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Município de Londrina
Título(s) alternativo(s): Violence in the school and the relation with its surroundings: an approach to the Elementary School System in the City of Londrina
Banca: Geovanio Edervaldo Rossato - UEM
Banca: Paulo Roberto Rodrigues Soares - UFRGS
Palavras-chave: Violência escolar;Ensino fundamental;Políticas públicas;Características socioespaciais;Brasil.;Violence in schools;Sociogeographic characteristics;Elementary School;Brazil
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A pesquisa se pautou na investigação e análise sobre a violência nas escolas e as eventuais relações que podem ser estabelecidas com as características do entorno, onde se localizam as escolas. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é relacionar as características socioespaciais e de qualidade urbana vinculadas à presença ou não do conjunto dos equipamentos sociais públicos e coletivos das escolas pesquisadas, renda dos moradores e condições de domicílio com as ocorrências registradas nos livros de ocorrência, além do desempenho escolar, relativo à nota de cada escola. O objetivo específico da pesquisa é elaborar uma proposta de política pública de enfrentamento da violência escolar. A proposta apresentada consiste da criação de um banco de dados (por meio de um portal) único para a coleta de informações sobre incidentes envolvendo violência escolar e outras variáveis como: renda, moradia, grau de vulnerabilidade da família, local de moradia do estudante, escola, etc. Ancorada nos pressupostos teóricos de Santos (1988), Sposito (1998), Abramovay e Rua (2002), dentre outros, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de dados os livros de ocorrências, os quais geraram dados qualitativos e quantitativos apresentados em forma de tabelas. No que concerne à coleta de dados a mesma procedeu em etapas. Para realização dos objetivos previstos foi realizado e sistematizado um conjunto de dados noâmbito da pesquisa para servir às análises. Para tratar do território das escolas antes se apresentou o território do município de Londrina, as questões estruturais da região e de suas formas de sociabilidade. Na sequência, foram levantados dados do Distrito Sede do município de Londrina, onde se localizam as escolas pesquisadas. A seguir, foi realizado um levantamento do desempenho escolar auferido pelos índices das avaliações do MEC das
Abstract: 
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3187
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000220602.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.