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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAna Lúcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Edna Kawata dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T17:59:58Z-
dc.date.available2018-04-13T17:59:58Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3187-
dc.description.abstracten
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCaracterísticas socioespaciaispt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectViolence in schoolsen
dc.subjectSociogeographic characteristicsen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectBrazilen
dc.titleViolência na escola e a relação com o seu entorno : uma abordagem de escolas da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Município de Londrinapt_BR
dc.title.alternativeViolence in the school and the relation with its surroundings: an approach to the Elementary School System in the City of Londrinaen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Geovanio Edervaldo Rossato - UEM
dc.contributor.referee2Paulo Roberto Rodrigues Soares - UFRGS
dc.description.resumoA pesquisa se pautou na investigação e análise sobre a violência nas escolas e as eventuais relações que podem ser estabelecidas com as características do entorno, onde se localizam as escolas. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é relacionar as características socioespaciais e de qualidade urbana vinculadas à presença ou não do conjunto dos equipamentos sociais públicos e coletivos das escolas pesquisadas, renda dos moradores e condições de domicílio com as ocorrências registradas nos livros de ocorrência, além do desempenho escolar, relativo à nota de cada escola. O objetivo específico da pesquisa é elaborar uma proposta de política pública de enfrentamento da violência escolar. A proposta apresentada consiste da criação de um banco de dados (por meio de um portal) único para a coleta de informações sobre incidentes envolvendo violência escolar e outras variáveis como: renda, moradia, grau de vulnerabilidade da família, local de moradia do estudante, escola, etc. Ancorada nos pressupostos teóricos de Santos (1988), Sposito (1998), Abramovay e Rua (2002), dentre outros, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de dados os livros de ocorrências, os quais geraram dados qualitativos e quantitativos apresentados em forma de tabelas. No que concerne à coleta de dados a mesma procedeu em etapas. Para realização dos objetivos previstos foi realizado e sistematizado um conjunto de dados noâmbito da pesquisa para servir às análises. Para tratar do território das escolas antes se apresentou o território do município de Londrina, as questões estruturais da região e de suas formas de sociabilidade. Na sequência, foram levantados dados do Distrito Sede do município de Londrina, onde se localizam as escolas pesquisadas. A seguir, foi realizado um levantamento do desempenho escolar auferido pelos índices das avaliações do MEC daspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical130 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Sociologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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