Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ana Lúcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Edna Kawata da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-13T17:59:58Z | - |
dc.date.available | 2018-04-13T17:59:58Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3187 | - |
dc.description.abstract | en | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Características socioespaciais | pt_BR |
dc.subject | Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Violence in schools | en |
dc.subject | Sociogeographic characteristics | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | Brazil | en |
dc.title | Violência na escola e a relação com o seu entorno : uma abordagem de escolas da Rede Estadual do Ensino Fundamental do Município de Londrina | pt_BR |
dc.title.alternative | Violence in the school and the relation with its surroundings: an approach to the Elementary School System in the City of Londrina | en |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Geovanio Edervaldo Rossato - UEM | |
dc.contributor.referee2 | Paulo Roberto Rodrigues Soares - UFRGS | |
dc.description.resumo | A pesquisa se pautou na investigação e análise sobre a violência nas escolas e as eventuais relações que podem ser estabelecidas com as características do entorno, onde se localizam as escolas. Desta forma, o objetivo geral da pesquisa é relacionar as características socioespaciais e de qualidade urbana vinculadas à presença ou não do conjunto dos equipamentos sociais públicos e coletivos das escolas pesquisadas, renda dos moradores e condições de domicílio com as ocorrências registradas nos livros de ocorrência, além do desempenho escolar, relativo à nota de cada escola. O objetivo específico da pesquisa é elaborar uma proposta de política pública de enfrentamento da violência escolar. A proposta apresentada consiste da criação de um banco de dados (por meio de um portal) único para a coleta de informações sobre incidentes envolvendo violência escolar e outras variáveis como: renda, moradia, grau de vulnerabilidade da família, local de moradia do estudante, escola, etc. Ancorada nos pressupostos teóricos de Santos (1988), Sposito (1998), Abramovay e Rua (2002), dentre outros, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como fonte de dados os livros de ocorrências, os quais geraram dados qualitativos e quantitativos apresentados em forma de tabelas. No que concerne à coleta de dados a mesma procedeu em etapas. Para realização dos objetivos previstos foi realizado e sistematizado um conjunto de dados noâmbito da pesquisa para servir às análises. Para tratar do território das escolas antes se apresentou o território do município de Londrina, as questões estruturais da região e de suas formas de sociabilidade. Na sequência, foram levantados dados do Distrito Sede do município de Londrina, onde se localizam as escolas pesquisadas. A seguir, foi realizado um levantamento do desempenho escolar auferido pelos índices das avaliações do MEC das | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.local | Maringá, PR | pt_BR |
dc.description.physical | 130 f | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
000220602.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.