Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3194
Autor(es): Prado, Francieli Muller
Orientador: Marivânia Conceição de Araújo
Título: Fazendo antropologia na rua: a gênese da produção social da marginalidade entre os "flanelinhas"
Título(s) alternativo(s): Doing anthropology in the street: the genesis of social production of marginality among the flanelinhas
Banca: Simone Pereira da Costa Dourado - UEM
Banca: Gabriel de Santis Feltran - UFSCar
Palavras-chave: Antropologia urbana;Flanelinhas;Etnografia;Identidade;Estigma;Foto-elicitação;Técnica de pesquisa;Maringá;Paraná (Estado);Brasil.;Flanelinhas;Urban anthropology;Identity;Stigma;Maringá;Paraná (State);Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Os grandes centros urbanos, na medida em que marcados pela diversidade cultural, apresentam-se como um rico campo de pesquisa social, cujo estudo permite uma melhor compreensão da cidade enquanto contexto em que são estabelecidas as relações sociais. Dentre as mais variadas possibilidades de estudos na cidade, os guardadores de carros mostram-se como atores sociais capazes de suscitar discussões importantes, que contribuem para (des)construção das interpretações acerca do grupo e da atividade. O objetivo desta pesquisa, portanto, é de compreender a atividade de guardador de carros em Maringá-PR. E, por meio da análise dos dados etnográficos, demonstrar como configuram suas identidades, conjecturam suas práticas e como vivem a invisibilidade e marginalidade. Para tanto, parte-se de um modelo teórico da Antropologia Urbana, apresentando algumas discussões sobre cidade, na sequência como se constitui as identidades dos atores neste contexto citadino e finalmente a parte empírica da pesquisa, no qual por meio da escrita etnográfica desenvolvesse a descrição da realidade social vivida pelos interlocutores o seu cotidiano, as experiências e como é constituída a dinâmica da atividade. A pesquisa baseia-se, essencialmente, em procedimentos metodológicos qualitativos, estruturados a partir de três técnicas de investigação: a Observação Participante, a Foto-elicitação e a Análise Documental. Com a aplicação destas técnicas foi possível revelar as singularidades do grupo, as percepções subjetivas e a construção social do universo dos guardadores de carros nas ruas de Maringá. Pois, ao mesmo tempo em que a atividade é capaz de integrar os sujeitos, já que a rua viabiliza a construção dos mais diversos vínculos, ela também se apresenta como um fator discriminatório constituído, sobretudo, pelo estigma próprio da atividade de guardador de carro.
Abstract: The large urban centers, as that marked by cultural diversity, are presented as a rich field of social research, the study provides a better understanding of the city as the context in which social relations are established. Among the various possibilities for studies in the city, the valets cars show themselves as social actors able to raise important discussions, which contribute to (de) construction of interpretations about the group and activity. The objective of this research is therefore to understand the keeper activity cars in Maringá-PR. And through the analysis of ethnographic data, demonstrate how to configure their identities, conjecture their practices and how they live invisibility and marginality. For this part is a theoretical model of Urban Anthropology, with some discussion of the city, following as it constitutes the identities of the actors in this city context and finally the empirical part of the research, which through ethnographic writing develops the description of social reality experienced by the interlocutors their daily life experiences and how the dynamics of the activity is recorded. The research is based essentially on qualitative methodological procedures, structured from three research techniques: participant observation, the photo-elicitation and Document Analysis. With the application of these techniques was possible to reveal the singularities of the group, the subjective perceptions and the social construction of the valets cars universe in Maringá streets. For, while the activity is able to integrate the subject, since the street enables the construction of many more links, it also appears as a discriminatory factor was, above all, the stigma own the car keeper activity.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3194
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224269.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.