Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFabiane Cortez Verdupt_BR
dc.contributor.authorCorreia, Renato Valençapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:44:28Z-
dc.date.available2018-04-13T18:44:28Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3198-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the network of relationships influenced the process of internationalization of Citri Agroindustrial, however, to achieve this goal, the following specific objectives were set: a) describe the network of relationships of Citri Agroindustrial; b) describe the process of internationalization of Citri Agroindustrial and c) describe how the network of relationships influenced the internationalization of Citri Agroindustrial. Therefore, a qualitative research of descriptive type was developed using the methodological strategy of case study. The primary data collection occurred through six interviewsand five interviewed people, with two interview scripts aplied, one for the members of Agroindustrial Citri and another for the respondents from COACIPAR, as well as non-participant observation. Secondary data were collected in magazines specialized in foreign trade,company documents and the trade association of the city of Paranavaí. The case study analysis made the company realize that the Agroindustrial Citri used, and outside input mode of direct export, carried out by an SalesAgent, and it can be categorized as a born global, yet even with this feature, the company also has gradual internationalization features proposed by the Uppsala School. In this analysis we realized the relevance and centrality of the respondent 1 relationships with all other network actors of Agroindustrial Citri network, such as with members of the company, SalesAgent, competitors (Cutrale, Louis Dreyfus and Centrosul), port owners, international certification directors of Fair Trade (FLO-CERT) and COACIPAR.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectCitri Agroindustrialpt_BR
dc.subjectRedes de relacionamentospt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectNetworks and Relationshipsen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA influência da rede de relacionamentos no processo de internacionalização da Citri Agroindustrialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1William Antônio Borges - UEM-
dc.contributor.referee2João Marcelo Crubellate - UEM-
dc.contributor.referee3Romildo de Oliveira Moraes - PCO/DCC-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como a rede de relacionamentos influenciou o processo de internacionalização da Citri Agroindustrial. Para alcançar este objetivo, foram constituídos os seguintes objetivos específicos: a) descrever a rede de relacionamentos da Citri Agroindustrial; b) descrever o processo de internacionalização da Citri Agroindustrial; c) descrever como a rede de relacionamentos influenciou a internacionalização da Citri Agroindustrial. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, utilizando-se da estratégia metodológica de estudo de caso. A coleta de dados primários ocorreu por meio de seis entrevistas com cinco entrevistados, sendo aplicados dois roteiros, um para os membros da Citri Agroindustrial e outro para os respondentes da COACIPAR, além da observação não participante. Os dados secundários foram coletados em revistas especializadas em comércio exterior, documentos da empresa e da associação comercial da cidade de Paranavaí. A análise do estudo de caso fez com que fosse percebido que a Citri Agroindustrial utilizou, como modo de entrada no exterior, a exportação direta, realizada por um Agente de Vendas, além de poder ser categorizada como uma born global. Mesmo com essa característica, a empresa também apresenta traços de internacionalização gradual propostos pela Escola de Uppsala. Nesta análise, percebeu-se a relevância e centralidade dos relacionamentos do entrevistado 1 com todos os demais atores da rede da Citri Agroindustrial, tais como os membros da empresa, Agente de Vendas, empresas concorrentes (Cutrale, Louis Dreyfus e Centrosul), armadores portuários, órgão de certificação internacional do Suco Justo (CERT-FLO) e COACIPAR.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical82 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223588.pdf800,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.