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dc.contributor.advisorValter Afonso Vieirapt_BR
dc.contributor.authorLadeira, Francielli Martins Borgespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:44:28Z-
dc.date.available2018-04-13T18:44:28Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3200-
dc.description.abstractIn behavioral theories, Attitude is what motivates the individual to action. These motivations can follow various purposes, among them that of adjusting to social situations or even that of expressing their values and beliefs in order to achieve goals or avoid punishments. This study uses two behavioral theories - Attitude Function, that describes the intended function that an individual's behavior possibly serving the function of Social Adjustment or Expression of Value, and the theory of Self-Monitoring, that according to the self the individual behaves and expresses themselves on different situations, leading him to act according to its principles (low Self-Monitoring) or to act appropriately to the situation regardless of its internal positioning. We used these two theories to check the behavior of consumers in the luxury market before manipulating two variables: the Brand Visibility and Express Post which refer to functions in Attitude in luxury product announcements. There were two studies (Study 1 - Study online and 2 - with graduate students) through a factorial experiment type 2 × 2 × 2 between groups: Role of Attitude (Expression of Value or Social Adjustment), Auto-Monitoring Function (High Self-Monitoring or low Self-Monitoring) and Brand Visibility (greater or lesser). Of the hypotheses raised, Study 1 confirmed the hypothesis of a favorable interaction between individuals with high self-monitoring when exposed to high Brand Visibility and individuals with low self-monitoring when exposed to low Brand Visibility. And Study 2 supported two hypotheses of favorable interaction between individuals with high self-monitoring when exposed to messages of Social Adjustment and individuals with low Self-Monitoring when exposed to messages of Expression Exchange and also the favorable interaction between individuals with Self-Monitoring when exposed to high posts Social Adjustment and individuals with low self-monitoring when exposed to messages of Exchange of Values before manipulating the visibility of the brand.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFunção de atitudept_BR
dc.subjectAuto-monitoramentopt_BR
dc.subjectVisibilidade da marca e luxo.pt_BR
dc.subjectAttitude functionen
dc.subjectSelf-monitoringen
dc.subjectBrand visibility and luxury.en
dc.titleA Influência da Teoria Funcional e da Visibilidade da Marca no Consumo de Produtos de Luxopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Olga Maria Pépece Coutinho - UEM-
dc.contributor.referee2Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto - UEM-
dc.contributor.referee3Marcelo Capre Dias - URFPR-
dc.description.resumoNas teorias comportamentais a Atitude é o que motiva o indivíduo a ação, essas motivações podem seguir diversos propósitos dentre eles o de se ajustar a situações sociais ou ainda o de expressar publicamente seus valores e crenças como forma de atingir objetivos ou evitar punições. Nesse trabalho utiliza-se de duas teorias comportamentais - Teoria de Função de Atitude que descreve a que função destina-se o comportamento do indivíduo podendo servir a função de Ajuste Social ou de Expressão de Valores, e a teoria de Auto-Monitoramento que de acordo com o autocontrole do individuo para se comportar e expressar-se diante situações diversas, levando-o a agir de acordo com seus princípios fundamentais (Auto-Monitoramento baixo) ou a agir de forma adequada a situação independente de seu posicionamento interno. Utilizou-se dessas duas teorias para verificar o comportamento de consumidores do mercado de luxo diante da manipulação de duas variáveis: da Visibilidade da Marca e da Mensagem Expressa que remete às Funções de Atitude em anúncios de produtos de Luxo. Foram realizados dois estudos (Estudo 1 - online e Estudo 2 - com alunos de graduação) através de um experimento fatorial tipo 2 × 2 × 2 entre (between) grupos: Função de Atitude (Expressão de Valores ou Ajuste Social), Função de Auto-Monitoramento (Auto-Monitoramento baixo ou Auto-Monitoramento elevado) e Visibilidade da Marca (maior ou menor). Das hipóteses levantadas o Estudo 1 corroborou a hipótese de uma interação favorável entre indivíduos com Auto-Monitoramento elevado quando expostos a alta Visibilidade da Marca e indivíduos com Auto-Monitoramento baixo quando expostos a baixa Visibilidade da Marca. E o Estudo 2 suportou duas hipóteses de interação favorável entre indivíduos com Auto-Monitoramento elevado quando expostos a mensagens de Ajuste Social e indivíduos com Auto-Monitoramento baixo quando expostos a mensagens de Expressão de Valores e ainda a interação favorável entre indivíduos com Auto-Monitoramento elevado quando expostos a mensagens de Ajuste Social e indivíduos com Auto-Monitoramento baixo quando expostos a mensagens de Expressão de Valores diante da manipulação da Visibilidade da Marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical119 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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