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Autor(es): Corneta, Alexandre Luiz
Orientador: Luciano Munck
Título: Alinhamento estratégico das competências de marketing : um estudo nas indústrias do polo moveleiro de Arapongas-PR
Banca: Mario Nei Pacagnan - UEL
Banca: José Carlos Dalmas - UEL
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Alinhamento estratégico;Estratégia competitiva;Competências de marketing;Marketing;Indústria de móveis;Arapongas;Paraná (Estado);Brasil.;Strategic alignment;Competitive strategy;Marketing competence. Strategic planning;Brazil.
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Resumo: Este trabalho se propôs a conhecer o desenvolvimento atual das competências de marketing das organizações pesquisadas e analisar seu ajuste em função da estratégia competitiva adotada e sintetizada na proposta de valor entregue ao cliente. Para isso, metodologicamente, executou-se uma pesquisa descritiva quantitativa do tipo survey junto às empresas que compõem o Pólo Moveleiro da cidade de Arapongas/PR, onde os responsáveis pelas funções de marketing das organizações foram os entrevistados. Em geral, os resultados levantados apontam a existência de um grupo de empresas com algum tipo de alinhamento entre as competências de marketing e estratégia externa, ainda que com níveis mínimos de desenvolvimento das competências compreendidas como essenciais, dado os parâmetros do estudo. Como contribuição o trabalho apresenta um método para o gerenciamento e a compreensão das relações existentes entre o planejamento estratégico e as funções de marketing da organização, aqui condensados na matriz de estudo adotada para a investigação e tipificação do alinhamento estratégico.
Abstract: This work is proposed to meet the current development of marketing competences in researched organizations and analyze their adjustment depending on competitive strategy adopted and synthesized in the proposed value to the customer. For this, methodologically ran up a descriptive quantitative survey study with the companies that makes the cluster of furniture industry in the city of Arapongas/ PR, where those responsible for marketing functions of the organizations were interviewed. Overall, the results indicate the existence of raised a group of companies with some kind of alignment between the marketing competences and external strategy, even with minimum levels of those competences development considered as essential, given the parameters of the study. As a contribution the work presents a method for the management and the understanding of the relationship between the strategic planning and marketing functions of the organization, here condensed in the matrix of study used for research and categorization of strategic alignment.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3206
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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