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Autor(es): Endrici, João Otávio Montanha
Orientador: Álvaro José Periotto
Título: Análise de um modelo de gestão da informação da atividade docente em uma universidade pública
Banca: Giancarlo Lucca - UEM
Banca: Luiz Tatto - UEM
Palavras-chave: Administração;Gestão da informação;Administração pública - Sistema integrado - Informação;Administração pública;Gestão estratégica - Informação
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: As constantes mudanças nas relações econômicas, sociais e políticas têm afetado, substancialmente a administração das organizações, que buscam meios para melhorar o desempenho e, com isto, promover seus valores. Estas mudanças fazem com que os gestores das organizações tradicionais, verticalizadas e burocráticas, repensem a estrutura visando adaptações para poder atender às novas exigências e às novas demandas da sociedade contemporânea. Assim, a estratégia, os sistemas, a tecnologia, a gestão da informação nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, têm recebido crescente atenção e ampliado seus espaços na mídia, congressos e publicações especializadas nos últimos anos, exigindo a constante atualização de seus gestores. As soluções de gestão da informação percorrem caminhos e enfrentam obstáculos próprios nos diferentes tipos de organizações. No setor privado, as organizações ágeis se apropriam de soluções que alinham tecnologias de informação e comunicação à gestão do fluxo de trabalho e documentos, obtendo imediato reflexo na eficiência operacional e na criação de diferenciais. Já nas organizações públicas, as dificuldades inerentes ao rompimento com velhos paradigmas e atendimento às novas demandas, acentuam o desgaste corporativo e a degradação dos serviços. Nestas organizações os apelos por um contexto mais favorável convivem com a escassez de recursos e impelem o empreendedorismo interno à busca de alternativas. Sob esse cenário o presente trabalho propõe-se a verificar como a gestão da informação, pautada por um sistema integrado de informações da atividade docente, pode afetar as estratégias de uma unidade administrativa em uma universidade pública. Para isso buscou-se o referencial teórico em três pontos fundamentais: Gestão da Informação, Administração Pública e a Gestão Estratégica alinhada com os recursos das Tecnologias da Informação. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa, esta se caracterizou como qualitativa, descritiva e desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionários aplicados nas unidades administrativas da Universidade Estadual de Maringá. A apresentação dos resultados foi precedida de um detalhamento da proposta do sistema G-Info (sistema integrado de informações) e das alternativas de seu uso na gestão da informação. Foi possível concluir que além dos problemas comuns à Administração Pública, a universidade pública apresenta outras especificidades que dificultam a gestão da informação eficiente e eficaz. Constatou-se também que o sistema G-Info apresenta-se como uma ferramenta capaz de proporcionar alinhamento da TI com as dimensões operacionais e estratégicas das unidades administrativas, permitindo-se vislumbrar a possibilidade de estender suas aplicações em novas dimensões institucionais
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3209
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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