Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3217
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMario Nei Pacagnanpt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Alexandre Joãopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:44:30Z-
dc.date.available2018-04-13T18:44:30Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3217-
dc.description.abstractThe market orientation scales intend to evaluate the application of the "Marketing concept" within the company. In particular the MARKOR scale, search for a measurement through the information flow inside companies. However, there is many marketing activities, recognized by various authors in this area, wich are not considered in this evaluation. Therefore, this research had as main objective revealing the relation between the practices of marketing activities with the market orientation level within companies. For that, a research in the literature was made o provide an overview of the studies of Market Orientation in Brazil and the world, presenting too a review of the concepts of Marketing Activities by several authors in the area. Then residential condominium constructers were surveyed in the cities of Londrina and Maringá using the MARKOR scale, to market orientation, a marketing activities scale and a business performance scale. This research's nature was quantitative, looking to describe the characteristics of the population and searching the variables relations through the Fisher's exact test, to check this relation, and the Cramer's V, to evaluate its significance. The results didn't confirm a significant relationship between the two constructs in the sample, and therefore opened up many other questions about the subject. It was also not confirmed the relationship between the market orientation and organizational performance, however, a significant relationship was found between the latter and the level of Marketing Activities.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.subjectOrientação para o mercadopt_BR
dc.subjectAtividades de marketingpt_BR
dc.subjectLondrinapt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMarketing orientationen
dc.subjectMarketing activitiesen
dc.subjectConstruction businessen
dc.subjectLondrinaen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA relação entre orientação para o mercado e as atividades de marketing de construtoras de condomínios residenciais de Londrina e Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Francisco Giovanni David Vieira - UEM
dc.contributor.referee2Ivan I. De Souza Dutra - UNICENTRO
dc.description.resumoAs escalas de Orientação para o Mercado propõem-se a mensurar a aplicação do conceito de Marketing nas empresas. Em especial a escala Markor, procura a mensuração através do fluxo de informações de mercado dentro da empresa. Entretanto, com isto existem várias Atividades de Marketing, consagradas por vários autores da área, que não são consideradas nesta avaliação. Portanto, este estudo teve como objetivo principal revelar a relação das práticas das Atividades de Marketing com o nível de Orientação para o Mercado nas empresas. Para tanto, foi realizada revisão dos conceitos de Atividades de Marketing e Orientação para o Mercado por vários autores da área. Em seguida foram pesquisadas Construtoras de condomínios residenciais das cidades de Londrina e Maringá usando a escala MARKOR, para orientação para o mercado e uma escala de uso de Atividadades de Marketing A natureza desta pesquisa foi quantitativa, procurando descrever as características da população e buscando as relações entre as variáveis através do teste Exato de Fisher, para verificar as relações, e o V de Crámer, para avaliar suas significâncias. Os resultados não confirmaram uma relação significativa entre os dois constructos dentro da amostra pesquisada, abrindo muitas outras questões dentro do assunto. Também não foi confirmada a relação entre Orientação para o Mercado e a performance organizacional, entretanto, uma relação significativa foi encontrada entre a última e o nível das Atividades de Marketing.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localLondrina, PRpt_BR
dc.description.physical116 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180068.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.