Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCristiane Vercesipt_BR
dc.contributor.authorCassandre, Marcio Pascoalpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:44:31Z-
dc.date.available2018-04-13T18:44:31Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3224-
dc.description.abstractThe modifications in the forms of production throughout the development of the capitalism influenced the universities to reconsider its academic production. In this context, the stricto-sensu courses of the universities configured from the rules proposed by the organisms that are connected on to Brazilian academic production. Concepts have been created to demonstrate the performance level between the programs of master and doctorate of the universities and, inside this scene, the professors are responsible for the necessary intellectual production to the fulfillment of the purpose of superior education, which in its turn are constantly being evaluated. Before this chart 286 professors of stricto-sensu courses from UEL and UEM universities have been researched to be aware of the situation of the physical and mental health of those workers in the current circumstance of the universities and, therefore in the stricto-sensu courses. The statistical tests ANOVA and Spearman enabled an analysis of 22 constituent elements of the categories Physical and Mental Health, Satisfaction, Work and Beliefs in comparison with the areas of performance and the concept of the courses. The results pointed out that the professors are unsatisfied in relation to their physical and mental health between areas and, a bigger satisfaction between the pertaining professors to the programs with bigger concept before the CAPES. Such results made an analysis possible, based on the critical theory of the organizational studies, on the situations in which the physical and mental health of the worker is related to the way of management organizations' work.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão de Instituição Públicapt_BR
dc.subjectSaúde física e mentalpt_BR
dc.subjectControle e pressão no trabalhopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectDocentes stricto-sensupt_BR
dc.subjectProdução.pt_BR
dc.subjectPhysical and Mental healthen
dc.subjectProfessors stricto-sensuen
dc.subjectProduction.en
dc.titleAs pressões advindas da reconfiguração produtiva dos cursos stricto-sensu e seu impacto sobre a saúde de docentes em universidades públicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1José Henrique de Faria - UFPR
dc.contributor.referee2Elisabete Coelho - UEL
dc.description.resumoAs modificações nas formas de produção, ao longo do desenvolvimento do capitalismo, influenciou as universidades a repensarem a sua produção acadêmica. Neste contexto, os cursos stricto-sensu das universidades configuraram-se a partir das regras propostas pelos organismos que estão ligados à produção acadêmica brasileira. Conceitos foram criados para demonstrar o nível de desempenho entre os programas de mestrado e doutorado das universidades e, dentro deste cenário, encontram-se os docentes responsáveis pela produção intelectual necessária ao cumprimento da finalidade do ensino superior, que, por sua vez, estão constantemente sendo avaliados. Diante deste quadro, 286 docentes de cursos stricto-sensu das universidades UEL e UEM foram pesquisados para se conhecer a situação da saúde física e mental dêsses trabalhadores na atual circunstância das universidades e, por conseguinte, nos cursos stricto-sensu. Os testes estatísticos ANOVA e Spearman possibilitaram a verificação de 22 elementos constitutivos das categorias Saúde Física e Mental, Satisfação, Trabalho e Crenças, em comparação com as áreas de atuação e com o conceito dos cursos. Os resultados apontaram um quadro de significativa insatisfação dos docentes em relação à sua saúde física e mental entre áreas e uma maior satisfação entre os docentes pertencentes aos programas com maior conceito perante a CAPES. Tais resultados possibilitaram uma análise, fundamentada na teoria crítica dos estudos organizacionais, sobre as situações em que a saúde física e mental do trabalhador está relacionada com a forma de gestão do trabalho das organizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical147 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166128.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.