Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3229
Autor(es): Dinato, Maria Rosilene Sabino
Orientador: Luciano Munck
Título: A construção de competências organizacionais - análise a partir dos processos de aprendizagem - estudo de caso da empresa Ângelus Ciência e Tecnologia
Banca: José Carlos Dalmas - UEL
Banca: Cristiane Vercesi - UEL
Palavras-chave: Inovação;Aprendizagem;Competências;Competitividade Competência organizacional;Brasil.;Innovation;Learning;Competence;Competitiveness;Brazil.
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Resumo: A pesquisa analisa o processo de aprendizagem na construção de competências organizacionais da empresa de base tecnológica, Angelus Ciência e Tecnologia S.A. A análise teve como ponto de partida a identificação das competências organizacionais, com base nos recursos da firma. Verificou-se a trajetória da empresa ao longo da sua existência, relacionando os principais eventos que contribuíram para os processos significativos de mudança. Os processos de aprendizagem com base na teoria defendida por Argyris e Shön - ciclo simples, ciclo duplo e ciclo triplo - são identificadas nas etapas de desenvolvimento da organização, com predomínio do aprendizado de ciclo simples e duplo. O desafio atual passa a ser o domínio do deutero learning, ou aprendizagem de ciclo triplo, em que necessariamente os dois primeiros devem estar consolidados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva e desenvolveu-se com base em um estudo de caso único. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa documental, a entrevista semi estruturada e o toolkit, baseado em Mills et al. (2002). Dentre os principais resultados da pesquisa tem-se a evidência de que a capacidade de inovar configura-se como uma força motriz que deflagra os processos dinâmicos de aprendizagem coletiva, impulsionando a capacitação produtiva e gerencial como um todo. À medida que o processo de aprendizagem deixa de ser acidental e torna-se uma disciplina sistemática se amplia as possibilidades internas de inovar e potencializar as competências.
Abstract: The research analyzes the learning process in the construction of organizational competences of the company of technological base, Ângelus Ciência and Tecnologia S.A. The analysis had as starting point the identification of the organizational competences, with base in the resources of the firm. The path of the company was verified along his/her existence, relating the main events that contributed to the significant processes of change. The learning processes with base in the protected theory for Argyris and Shön - simple cycle, double cycle and triple cycle - they are identified in the stages of development of the organization, with prevalence of the learning of simple and double cycle. The challenge current raisin the being the domain of the deutero learning, or learning of triple cycle, in that necessarily the first two should be consolidated. The research is characterized as qualitative, exploratory and descriptive and he/she grew with base in a study of only case. For the collection of data, it was used documentary research, the half-structuralized interview and toolkit, based in Mills et al (2002). Amongst the main results of the research it is had evidences it of that the capacity to innovate is configured as a motor force that deflagra the dynamic processes of collective learning, stimulating the productive and managemental qualification as a whole. The measure that the learning process stops being accidental and he/she becomes a systematic discipline is enlarged the internal possibilities to innovate and to potentiate the competences.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3229
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000177797.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.