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dc.contributor.advisorMário Nei Pacagnanpt_BR
dc.contributor.authorLopes, Valéria Nederpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:44:31Z-
dc.date.available2018-04-13T18:44:31Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3230-
dc.description.abstractLately, its being frequent to find companies involved in social issues and due to this reason is possible to notice a mobilization of those organizations towards less aggressive environmental practices. The Green Marketing fits within this concept which should be connected with both social and environmental practices aiming the development of products and marketing activities more sustainable, strengthening the company's image to create a differential in their brands. The objective of this study was to evaluate if Green Marketing practices used by the large industries affiliated the FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) are aligned with their social practices and environmental management. In order to develop this work, a survey on the existing literature about Green Marketing and Social / Environmental Management were made, as well as evaluating what green marketing activities are used by the enterprises, their social / environmental practices and understand whether there is a correlation between those variables or not. A transversal descriptive quantitative research was prepared to support this study and data were collected thru questionnaires obtained from 48 large companies registered as part of FIEP association. The results obtained indicate that great part of the organizations evaluated have a formal marketing department, having also their own environmental management system. Most of the companies also host social and environmental projects but data show a very poor utilization of these practices as a differential argument to position themselves in the market.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMarketing ecológicopt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectAspectos ambientaispt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectMarketing Verdept_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectGestão Socioambientalpt_BR
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectGreen marketingen
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEnvironmental managementen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAtividades de marketing verde em práticas socioambientais das grandes indústrias do Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Luciano Munck - UEL-
dc.contributor.referee2José Carlos Dalmas - UEL-
dc.description.resumoA participação de empresas em questões sociais tem se tornado uma constante nos últimos tempos, e devido a este fator é possível notar uma mobilização destas organizações para a utilização de práticas menos agressivas ao meio ambiente. Neste contexto enquadra-se o marketing verde que deve estar pautado em práticas socioambientais com o intuito de gerar produtos e atividades de marketing mais sustentáveis, fortalecendo a imagem das empresas e diferenciando suas marcas. O intuito deste trabalho foi verificar se as atividades de marketing verde utilizadas pelas grandes indústrias filiadas a FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná estão associadas as suas práticas de gestão socioambiental. Para isso buscou-se levantar a bibliografia sobre marketing verde e gestão socioambiental, as atividades de marketing verde utilizadas pelas empresas, suas práticas socioambientais e entender se existe uma correlação entre estas variáveis. Para atender a estes objetivos foi elaborada uma pesquisa descritiva, quantitativa de corte transversal. Os dados foram coletados através de questionários estruturados, enviados por e-mail para 48 grandes empresas constantes nos cadastros da FIEP. Os resultados obtidos indicam que a maior parte das empresas possui departamento de marketing formalizado e mantém sistemas de gestão ambiental. Grande parte das empresas mantém projetos voltados para a área ambiental e também social, porém os dados demonstram pouca utilização destas práticas como argumento para diferenciação no mercado. Desta forma, os resultados não confirmaram uma relação significativa entre as práticas de marketing verde e gestão socioambiental proposta para este estudo. Desta maneira este trabalho abre assim novas questões que devem ser estudadas sobre este assunto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localLondrina, PRpt_BR
dc.description.physical164 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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