Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaulo da Costa Lopespt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti Neto, Sebastiãopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:44:33Z-
dc.date.available2018-04-13T18:44:33Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3243-
dc.description.abstractThe problem that guides the present study approaches the contemporary coordinator of the graduation courses in Administration in search of explanations through the elements of the Institutional Theory. The general objective is to characterize and to analyze the coordinator of the graduation courses in Administration in the perspective of the Institutional Theory. The methodology of this research is characterized as quantitative apporach, classified as exploratory and descriptive, of the type field research, accomplished in the coordinator of the graduation courses in Administration in Institutions of higher education of the Paranaense West. In the collection of data primary and secondary data were used. The questionnaire were accomplished with the course coordinators. The data were collected in a quantitative. In conclusion, the manager's of courses illustration is being demanded more and more due to the vertiginous growth of the graduation courses in Administration happened in the last years, and it is a professional in formation, characterized by the study with little experience in the funcion, so much previous as in the current Institution. The Institutional power of the Institutional Theory on the phenomenon of the coordinator of the courses of Administration is expressed through the isomorphism mimetic, normative and regulative. The own history of the Brazilian higher education and, in specific of the course of Administration it already sends for this analysis of the perspectives of Institucionalism. It is a contemporary discussion, tends in view the promulgation, in 2005, of the new National Curriculum Lines of Direction for the graduation courses in Administration that guides the elaboration of the Pedagogic Political Project, whose adaptations should be accomplished July of 2007 even.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectIsomorfismopt_BR
dc.subjectCoordenação de Cursospt_BR
dc.subjectTeoria Institucionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Administraçãopt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectIsomorphismen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectCoordinator of Coursesen
dc.subjectInstitutional theoryen
dc.subjectEducation of Administrationen
dc.subjectNational Curriculum Lines of Directionen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA coordenação dos cursos de graduação em Administração no oeste do Paraná e o processo isomórfico institucionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Roberto Chavarria Nogueira - (Unioeste)
dc.contributor.referee2Elisa Yoshie Ichikawa - (UEL)
dc.description.resumoO problema, que orienta o presente estudo, aborda a coordenação contemporânea dos cursos de graduação em Administração em busca de explicações, através dos elementos da Teoria Institucional. O objetivo geral é caracterizar e analisar a coordenação dos cursos de graduação em Administração na perspectiva da Teoria Institucional. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como abordagem quantitativa, classificada como exploratória e descritiva, do tipo pesquisa de campo, realizada com os coordenadores dos cursos de graduação em Administração das Instituições de Ensino Superior do Oeste Paranaense. Na coleta de dados foram utilizados dados primários e secundários. Os questionários foram aplicados aos coordenadores de curso. Os dados foram coletados de forma quantitativa. Concluiu-se, dentre outras, que a figura do coordenador de cursos está sendo cada vez mais exigida devido ao crescimento vertiginoso dos cursos de graduação em Administração ocorrido nos últimos anos e se trata de um profissional em formação, caracterizado pelo estudo com pouca experiência na função, tanto anterior como na instituição atual. O poder explicativo da Teoria Institucional sobre o fenômeno da coordenação dos cursos de Administração se expressa através do isomorfismo mimético, normativo e regulativo. A própria história do Ensino Superior Brasileiro e, em específico do curso de Administração já remete para esta análise das perspectivas da Teoria Institucional. Trata-se de uma discussão contemporânea, tendo em vista a promulgação, em 2005, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Administração, que orienta a elaboração do Projeto Político Pedagógico, cujas adaptações devem ser realizadas até julho de 2007.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localLondrina, PRpt_BR
dc.description.physical147 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000180474.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.