Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3252
Autor(es): Balan-Leal, Larissa Estela Berehulka
Orientador: Hilka Vier Machado
Título: Efeitos da participação de empreendedoras em Associações de Mulheres de Negócios no estado do Paraná
Banca: Vânia Maria Jorge Nassif - MACKENZIE
Banca: Mario Nei Pacagnan - UEL
Palavras-chave: Empreendedorismo;Redes de relações sociais;Mulheres de negócios;Associações de Mulheres;Mulheres Empreendedoras;Redes Sociais;Paraná;(Estado);Brasil.;Entrepreneurship;Women entrepreneurs;Social Networks;Paraná;State;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Londrina
Resumo: As redes sociais constituem um importante meio de desenvolvimento para empreendedores e suas empresas. A formação e a inserção em redes são estratégias utilizadas por empreendedoras como alternativas para superação de obstáculos e obtenção de recursos. O objetivo do presente trabalho visa conhecer os efeitos decorrentes da participação, segundo a visão de empreendedoras em associações de mulheres de negócios no estado do Paraná. Para tanto, utilizou-se como metodologia o método qualitativo, realizando 26 entrevistas semiestruturadas junto a empreendedoras participantes do Conselho Executivo da Mulher Empresária nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão e que ocuparam ou ocupam o cargo de presidente dos respectivos Conselhos. A análise dos dados ocorreu por meio da utilização dos softwares Léxico 3 e Nvivo, 8 resultando na interpretação dos dados por meio de uma análise léxica e uma análise de conteúdo, a qual resultou em sete categorias de análise. Os resultados apontaram razões para o ingresso na associação e os efeitos da participação em termos de contribuições para as empresas, quanto ao aumento de vendas, ações conjuntas, acesso ao crédito, formação de lideranças e a formação de grupos de suporte e órgãos de apoio. Também se constataram resultados voltados para as empreendedoras em termos de ampliação dos papéis, contatos e conhecimentos, bem como a identificação de barreiras para a participação e ainda ampliação dos laços e relacionamento com outras redes.
Abstract: Social networks are an important means of development for entrepreneurs and their companies. The training and the insertion into networks are strategies used by entrepreneurs as alternatives to overcoming obstacles and obtaining resources. The objective of this work, aims to know the effects of participation in accordance with the vision of entrepreneurs in women's associations of business in the state of Parana. For both, used-as methodology the qualitative method, performing 26 semistructured interviews with entrepreneurs participants of the Executive Board of the woman entrepreneur in the cities of Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Campo Mourão and which have occupied or holding the office of President of the respective Councils. The data analysis occurred by the use of the softwares Lexicon 3 and Nvivo 8 resulting in the interpretation of data by means of an analysis léxica and an analysis of content, which resulted in seven categories of analysis. The results showed reasons for the entry in the association and the effects of participation in terms of contributions for companies, as the increase in sales, joint actions, access to credit, training of leaders and the formation of groups of support and organs of support. Also found results-oriented to women entrepreneurs in terms of enlargement of the roles, contacts and knowledge, as well as the identification of barriers to participation and still enlarging the links and relationship with other networks.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3252
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000184609.pdf582,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.