Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHilka Vier Machadopt_BR
dc.contributor.authorFabrício, Joiceli dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:20Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:20Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3255-
dc.description.abstractA significant number of new companies has been created by women entrepreneurs. They are increasingly present in almost all sectors, but gaps remain in the way this group undertakes. In this case, the objective of this study is to describe how occurs the creation of business in the clothing sector of the cities of Maringá and Cianorte. Because of its historical features, this sector has a lot of companies open and management by women. This research is characterized as exploratory of quantitative nature, with data collection through extensive questionnaire. Using closed questions with a group of 102 entrepreneurs sought to identify the profile, characterize the companies and to point how occurred opportunities identification, among other factors. The results indicate that in most cases, the women create their companies between 25 and 35 years old, are married and have children, the main partner is the husband, start with their own money, cares a lot about family support, knows very much about the sector, but don't have training or knows just a little about management experience prior to the creation of the company and nearly half started acting informally. The survey also revealed heavy impact the environment and significant differences in the creation of enterprises depending on the period of creation. The findings highlight the importance of developing public policies that address the specifics of business created by women, as well as the emergence of specific problems still not mentioned in the literature as the lack of role orking formally.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMulheres de negóciospt_BR
dc.subjectCriação de empresaspt_BR
dc.subjectVestuáriopt_BR
dc.subjectEmpresáriaspt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectMulheres empreendedoraspt_BR
dc.subjectCriação de negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectCianortept_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectWomen entrepreneursen
dc.subjectCreation of businessesen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectCianorteen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEmpreendedoras e criação de negócios : um estudo no setor do vestuário das cidades de Maringá e Cianortept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Antonio Prado Gimenez - PUC/PR-
dc.contributor.referee2Francisco Giavanni David Vieira - UEM-
dc.description.resumoUm número expressivo de novos negócios tem sido criado por mulheres empreendedoras. Elas estão cada vez mais presentes em praticamente todos os setores, porém permanecem lacunas na forma como este grupo empreende. Diante desse quadro, o objetivo deste trabalho consiste em descrever como ocorre a criação de negócios no setor do vestuário das cidades de Maringá e Cianorte. Por suas características históricas, este setor tem boa parte das empresas abertas e dirigidas por mulheres. A presente pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza quantitativa, com a coleta de dados através de extenso questionário. Por meio de perguntas fechadas, junto a um grupo de 102 empreendedoras, buscou-se identificar o perfil, caracterizar as empresas e apontar como ocorreu a identificação de oportunidades, entre outros fatores. Os resultados indicam que na maior parte dos casos, as mulheres criam suas empresas entre 25 e 35 anos; são casadas e tem filhos; o principal sócio é o marido; começam com capital próprio; dão muita importância ao apoio da família; têm muito conhecimento do setor, mas pouca ou nenhuma formação e experiência gerencial anterior à criação da empresa e quase metade começou atuando na informalidade. A pesquisa revelou ainda o forte impacto do ambiente e diferenças relevantes na criação das empresas em função da época de criação. As conclusões do estudo salientam a importância do desenvolvimento de políticas públicas que atendam as especificidades dos negócios criados por mulheres, bem como o surgimento de problemas específicos ainda pouco mencionados na literatura como a falta de modelos de empreendedorismo e o tempo de atuação na informalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical145 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000193865.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.