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dc.contributor.advisorJosé Paulo de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSantin, Marciapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:20Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:20Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3259-
dc.description.abstractUntil the 80's, the studies about strategies were focused in the external variable to the company. During the 80's and 90's, posture and cultural factors got space in the studies about strategy, valorizing the company's internal abilities and technologies. The competencies started then to be observed in the studies about strategies, but with different participations, now as a support to the strategies based upon the Michael Porter vision for example and other time as strategy participation based upon C. K. Prahalad and Gamel Hamel visions, where the competencies create a potential to differentiation. By this context, the main of this work was to make a study about the relationship between strategies and competencies in a spinning plant, counting on specific targets that aim to enthrall the concepts of strategies and competencies of the people that were interviewed, the vision of employees about the relationship between strategies and competencies and what is the relationship between strategies and competencies based on the review of literature. Concerning the review of literature, it was made an approach to several authors with different visions about strategies and competencies searching a support to the type of diagnosis verified in the field. Regarding the methodology, it was developed a study, with partily structured interviews and a documental analysis from thirteen employees, involving managers and supervisors and some operational workers. It was done an analysis of content of the data comparing to the review of literature, trying to get answers to the targets and specially, to the main target. The results we got led us to a secondary or sustainable alignment of competencies to strategy. By this result, it was suggested that there is a predominance of Michael Porter's strategies where the external aspects to the spinning plant were characterized and the competencies are secondly extended to help the management.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectCooperativas agrícolaspt_BR
dc.subjectIndústria de fios de algodãopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectStrategy Planningen
dc.subjectCompetenciesen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEstratégia e competências : um estudo na indústria de fios da Cocamar Cooperativa Agroindustrialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Karina De Déa Roglio - PUC
dc.contributor.referee2Elisa Yoshie Ichikawa - UEM
dc.description.resumoAté os anos 80 os estudos sobre estratégia se voltavam para as variáveis externas à empresa. Nos anos 80 e 90 variáveis atitudinais e culturais ganharam espaço nos estudos sobre estratégia, valorizando as habilidades e tecnologias internas às empresas. As competências passaram então a serem contempladas nos estudos sobre estratégia, porém com participações diferentes, ora de sustentação às estratégias na visão de Michael Porter, por exemplo, e ora de participação estratégica na visão de C. K. Prahalad e Gamel Hamel, onde as competências criam um potencial de diferenciação. Mediante este contexto o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre a relação existente entre competências e estratégias em uma indústria de fios, contando com objetivos específicos que buscaram captar os conceitos de estratégia e competências dos entrevistados, a visão dos funcionários quanto à relação entre competências e estratégias na indústria e uma interpretação sobre qual a relação entre as competências e estratégias à luz da revisão da literatura desenvolvida. No que se refere à revisão da literatura foram abordados vários autores com visões diferenciadas acerca de competências e estratégias buscando dar sustentação aos estudos desenvolvidos em campo. Quanto à metodologia, foi desenvolvido um estudo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, em uma amostra de treze funcionários, envolvendo na totalidade os cargos de gerência e supervisão e amostralmente os níveis operacionais. Na análise dos dados buscou-se por meio da análise conteúdo, uma interpretação dos dados coletados comparados à revisão da literatura buscando dar respostas aos objetivos específicos e conseqüentemente ao objetivo principal. Os resultados obtidos levaram a uma relação secundária ou de sustentabilidade das competências às estratégias, o que sugere um direcionamento para a estratégia de Michael Porter, onde os aspectos externos à indústria predominam na formulação das estratégias e as competências secundariamente são desdobradas para contribuírem na gestão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.description.physical119 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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