Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3260
Autor(es): Schebeleski, Patricia Grotti
Orientador: Sandra Mara Schiavi Bánkuti
Título: Estratégias de cooperação e competição no sistema agroindustrial do leite no Paraná : um estudo no segmento produtor
Banca: Ferenc Istvan Bánkuti - UEM
Banca: Luciano Mendes - UEM
Palavras-chave: Sistema agroindustrial do leite;Organização industrial;Estrutura-Conduta-Desempenho;Cooperação;Paraná;(Estado);Brasil.;Agribusiness system of milk;Industrial organization;Structure-Conduct- Performance;Paraná;State;Brazil.
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Com a desregulamentação do mercado na década de 1990, houve mudanças na competitividade do setor leiteiro, fazendo com que os agentes da cadeia produtiva precisassem se adequar a esse novo cenário de maiores exigências, tanto normativas quanto por parte dos consumidores. Neste trabalho buscou-se compreender como se configuram as estratégias cooperativa e competitiva dos agentes produtores do Sistema Agroindustrial do leite do Paraná. Utilizando como base teórica a Organização Industrial e o modelo Estrutura- Conduta-Desempenho. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi sustentada por testes estatísticos para uma melhor interpretação dos dados coletados por meio de questionários aplicados junto a produtores rurais de leite em quatro regiões do Paraná. Além disso, foi feita análise do conteúdo das entrevistas realizadas com agentes chaves, sendo presidentes de associações de produtores e produtores rurais que processam o leite produzido. Através das análises percebeu-se algumas diferenças entre os produtores rurais que participam e que não participam de formas associativas. Pode-se citar que essas diferenças se dão em torno de quesitos tais como: caracterização técnico produtiva, produtividade, acesso a informação e poder de negociação. Por fim pode-se dizer que as ações dos produtores rurais traduzidas em estratégias cooperativas refletem seu desejo em se tornarem mais fortes frente aos outros elos da cadeia.
Abstract: With market deregulation in the 1990s, there have been changes in the competitiveness of the dairy sector, causing the production chain agents needed to adapt to this new landscape of higher demands, both as normative by the consumers. The aim of this study is to comprehend cooperative and competitive strategies of milk producers in Paraná, through theoretical basis of Industrial Organization and Structure-Conduct-Performance paradigm. This qualitative research was conducted through interviews with key agents and questionnaires with 120 milk producers, in four regions of Paraná. Data were analyzed through content analysis method, as well as through descriptive statistics. Through the analysis perceived themselves some differences among farmers participating and not participating in associative forms. It may be mentioned that these differences occur around questions such as: characterization technical productive, productivity, access to information and bargaining power. Finally it can be said that the actions of farmers translated into cooperative strategies reflect his desire to become stronger compared to the other links in the chain.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3260
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000206083.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.