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dc.contributor.advisorMarcia Regina Gabardo da Câmarapt_BR
dc.contributor.authorRibas, Carlos Albertopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:20Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:20Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3262-
dc.description.abstractThe purpose of the research was to describe the generic strategies and the cognitive styles, present in the companies Management in the clothing sector of Londrina County. There is not until now a study that approaches this topic. The methodological methods included: a) review the literature on strategies, cognitive styles and clothing sector; b) primary data collecting to characterize the managers of the companies in the clothing sector of Londrina; c) classification of the companies in the sector within the four theoretical categories of the generic strategies of Miles and Snow (1978); d) classification of the cognitive styles of the company managers of the sector according to the typology of Kirton (1976). The field research that allowed the primary data collecting was developed according to a questionnaire answered by 30 managers. The questionnaire developed from the researched concepts in the literature review contains three answer sections. We have verified that there are fifteen companies that have characteristics of analytical companies, tem prospective, three defensive and two reactive, in an expected outcome. The managers' frequency (86%) with punctuation between 80 and 112 points overcame the expected (67%). We did not find any manager with characteristics of extreme adapter. There were four managers who fit as extreme innovators. The correlation rate found in the main variables, strategy and style, was 0,129, considered a light association force, almost unnoticeable.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndústria do vestuáriopt_BR
dc.subjectGestão de negóciospt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEstilo cognitivopt_BR
dc.subjectLondrinapt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectGeneric strategiesen
dc.subjectCognitive stylesen
dc.subjectClothing industryen
dc.subjectLondrinaen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrasil.en
dc.titleEstratégias genéricas e estilos cognitivos : um estudo descritivo das empresas do setor do vestuário de Londrinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Cristina Faria Fidelis Gonçalves - UEL
dc.contributor.referee2Marcia Gonçalves Pizaia - UEL
dc.description.resumoA atividade industrial do setor do vestuário de Londrina tem uma participação destacada na economia local, regional e nacional. Mas, obtiveram um crescimento no volume de vendas demasiadamente inferior ao do conjunto das demais empresas locais no período de 2001 a 2005. Tal constatação pode ter ligação com as características dos gestores e das empresas. O objetivo da pesquisa foi descrever as estratégicas genéricas e os estilos cognitivos adotados na gestão das empresas do setor do vestuário do Município de Londrina. Os procedimentos metodológicos incluíram: i) revisão de literatura sobre estratégias, estilos cognitivos e setor do vestuário; ii) coleta de dados primários para a caracterização dos gestores das empresas do setor do vestuário de Londrina; iii) classificação das empresas do setor dentro das quatro categorias teóricas das estratégias genéricas de Milles e Snow (1978); iv) classificação dos estilos cognitivos os gestores das empresas do setor segundo a tipologia de Kirton (1976); v) correlação entre a variável estratégia genérica com a variável estilo cognitivo. A pesquisa de campo proporcionou a coleta de dados primários a partir da aplicação de um questionário respondido por 30 gestores. O questionário - desenvolvido a partir dos conceitos analisados na revisão de literatura - era composto por três blocos de perguntas. Verificou-se que quinze empresas apresentavam características de empresas analíticas, dez prospectivas, três defensivas e duas reativas. A freqüência de gestores (86%) com pontuação entre 80 e 112 pontos superou o esperado (67%). Não se encontrou nenhum gestor com características de extremo adaptador. Foram quatro os gestores que se enquadraram como extremos inovadores. O coeficiente de correlação encontrado entre as principais variáveis, estratégia e estilo, ficou em 0,129, considerado uma força de associação leve, quase imperceptível. Conclui-se que o fato da amostra de empresas ser pequena não foi possível comprovar a associação entre estilos cognitivos e estratégias genéricas nas empresas do setor do vestuário de Londrina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physical106 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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