Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorElisa Yoshie Ichikawapt_BR
dc.contributor.authorBoava, Fernanda Maria Felício Macedopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:22Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:22Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3276-
dc.description.abstractThe entrepreneurship has been consolidating itself as an outstanding activity in the current business milieu, for its capability to boost the creation of innovating character businesses. In this scenario, it starts to interest the scientific community that surveys such an activity, considering mainly its economical and/or behavioral aspects. However, the current work aims to approach the entrepreneurship in a distinctive perspective, from the principles of the social phenomenology. This way, we intend to discuss the entrepreneurship from the meaning that the entrepreneurs from the Technology Incubator of Maringa associate to this phenomenon. For that, investigated the reasons "to" and "why" present in the entrepreneurship action motives. Such motives will lead to a construction of an ideal and typical interpretation scheme of entrepreneurship. The relevance of this study consists in approaching the entrepreneurship as a phenomenon that exists because of the society, and it can evidence that its essence transcends the individual limits, because the phenomenological thought is based on the conscience of the existence of the other individual. Semi-structured interviews were conducted with six entrepreneurs of the Technological Incubator of Maringa, and the data were analyzed from the principles of the phenomenological approach of Sanders (1982), that tries to become explicit the structure and the implicit meaning of the human experience. We conclude that the meaning of the entrepreneurship action is not something isolated, and it is connected to several factors related to the course of the entrepreneur's life. So, the action is not static at the incubator, considering that its mentor, the entrepreneur, that conveys a meaning, is a social being who is in a permanent construction process and interacting with the others.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.subjectEmpresáriospt_BR
dc.subjectFenomenologia socialpt_BR
dc.subjectIncubadoras de empresaspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEntrepreneuren
dc.subjectSocial phenomenologyen
dc.subjectIdeal typeen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEstudo sobre o empreendedorismo na incubadora tecnológica de Maringá, a partir da fenomenologia social de Alfred Schützpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Antônio Prado Gimenez - UNICENP
dc.contributor.referee2Paulo da Costa Lopes - UEL
dc.description.resumoO empreendedorismo vem se consolidando como uma atividade marcante no meio empresarial contemporâneo, por ser capaz de impulsionar a criação de empresas de caráter inovador. Nesse cenário, passa a despertar o interesse da comunidade científica, que pesquisa tal atividade considerando, primordialmente, seus aspectos econômicos e/ou comportamentais. Todavia, o presente trabalho visa abordar o empreendedorismo em uma perspectiva distinta, a partir dos pressupostos da fenomenologia social. Dessa forma, pretende-se discutir o empreendedorismo a partir do significado que os empreendedores da Incubadora Tecnológica de Maringá atribuem a esse fenômeno. Para isso, investiga-se os motivos "para" e "motivos porque" presentes na ação empreendedora. Tais motivos conduzirão à construção de um esquema interpretativo típico ideal do empreendedorismo. A relevância desse estudo consiste em abordar o empreendedorismo como um fenômeno que existe em função da sociedade, podendo evidenciar que a sua essência transcende os limites da individualidade, posto que o pensamento fenomenológico social se fundamenta na consciência da existência do outro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis empresários da Incubadora Tecnológica de Maringá, sendo os dados analisados a partir dos pressupostos da abordagem fenomenológica de Sanders (1982), que procura tornar explícita a estrutura e o significado implícito da experiência humana. Conclui-se que o significado da ação empreendedora não é algo isolado, estando vinculado a vários fatores relacionados ao curso da vida do empreendedor. Assim, a ação não se encontra estática na incubadora, considerando que o seu mentor, o empreendedor que lhe confere significado, é um ser social que está em contínuo processo de construção e interação com os demais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.description.physical187 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000166335.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.