Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaurício Reinert do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorCenerino, Alessandrapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:23Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:23Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3281-
dc.description.abstractStudies about the formation and evolution of social networks, and how they affect economic action, have been highlighted in research in Economic Sociology and Administration. It is a dynamic look at the networks, which allows a better understanding of their impacts on organizations. For the analysis about the relation between networks and economic action under this dynamic perspective, we chose to use the innovation, an economic action form that has been related to networks in the literature, due to its relationships with the exchange of information. The purpose of this article is to discuss how the formation and evolution of social networks influence innovation in incubated technology-based firms at Technology Incubator in Maringá. We conducted a multiple-case study in three companies in different incubation periods. Data were collected through semi-structured interviews with members of the incubatee firms, to identify which relationships were important at the beginning of the incubation period and how these relationships have developed over time. Furthermore, we discussed the role of the incubator as a broker in relationships development, showing a different perception between incubator and incubatees. We found different patterns of relationships in organizations, and these relationships bring different types of support and information. Were also identified different types of legitimacy according to organization performance (market legitimacy versus academic legitimacy). The study showed how the social ties are formed and how they break down over time, showing that organizations with more diverse relationships have greater access to different resources and tend to innovate more.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectIncubadorapt_BR
dc.subjectImersão socialpt_BR
dc.subjectFormação e evoluçãopt_BR
dc.subjectEmpresas incubadaspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectPesquisaspt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectIncubatorsen
dc.subjectEmbeddednessen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleFormação da estrutura de redes sociais e inovação : um estudo na Incubadora Tecnológica de Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Valmir Emil Hoffmann - UnB
dc.contributor.referee2Álvaro José Periotto - UEM
dc.description.resumoOs estudos sobre a formação e evolução das redes sociais e como elas afetam a ação econômica têm sido destaque nas pesquisas em Sociologia Econômica e Administração. É um olhar dinâmico sobre as redes, o qual possibilita uma melhor compreensão de seus impactos sobre as organizações. Para a análise da relação rede e ação econômica sob essa perspectiva dinâmica, optou-se por usar a inovação, uma forma de ação econômica que vem sendo relacionada a redes na literatura em virtude da sua relação com a troca de informação. O objetivo do trabalho é analisar como a formação e a evolução das redes sociais influenciam a inovação em empresas incubadas de base tecnológica na Incubadora Tecnológica de Maringá. Foi realizado um estudo de casos múltiplos em três empresas em diferentes estágios de incubação. Foram coletados dados por meio de entrevistas do tipo semiestruturadas com membros das empresas incubadas, buscando identificar quais os relacionamentos foram importantes no início do período de incubação e como esses relacionamentos acabaram evoluindo ao longo do tempo. Também foi discutido sobre o papel da incubadora como intermediária na formação de relacionamentos, demonstrando uma percepção diferente entre incubadora e incubadas. Entre os achados encontrados observaram-se diferentes tipos de relacionamentos nas empresas, sendo que estes relacionamentos trazem diferentes tipos de apoio e informação. Também foram identificados diferentes tipos de legitimidade, de acordo com a atuação da organização (legitimidade de mercado x legitimidade acadêmica). O estudo mostrou como os laços se formam e como se rompem ao longo do tempo, mostrando que as organizações que possuem relacionamentos mais diversificados possuem maior acesso a diferentes recursos e tendem a inovar mais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical231 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000182407.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.