Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaurício Reinert do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Márcia Cristina David dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:23Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:23Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3282-
dc.description.abstractThe research on the formation and evolution of social networks and how they affect the organizations has gained attention in the studies of business administration. In these researches, social networks are identified as a major factor in the process of innovation generation. Thus, in order to understand how social networks influence innovation, a possible approach is to evaluate social networks through the formation and evolution of their relationships. This is the context of the present study, which aims to analyze how the formation and evolution of social networks influence innovation in three companies incubated in the Santos Dumont Business Incubator, part of the Itaipu Technological Park, located in Foz do Iguaçu, PR. To achieve the proposed objective, we performed a multiple case study on three companies in different incubation stages, with longitudinal cut. Two data collection were conducted, with an interval of six months between them, using semi-structured interviews as instruments for data collection, taken from incubated companies managers and representatives of the incubator. For the interpretation of the collected data, it was chosen the content analysis method with support of the Atlas.ti software. Among the findings of this study, it is worth mentioning the identification of the influence of social networks, in their formation and evolution, on the adopted innovation and its progression for three incubated companies of the ESDI, and the particular characteristics of the formation and evolution of these networks besides their impact on the search for resources and information for the company. The research also highlights the role of the incubator as a mediator of relationships which provide resources and relevant information sources to the incubated companies.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectIncubadoraspt_BR
dc.subjectEmpresas incubadaspt_BR
dc.subjectParque Tecnológico Itaipupt_BR
dc.subjectFoz do Iguaçupt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectIncubatorsen
dc.subjectItaipu Technological Parken
dc.subjectFoz do Iguaçuen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleFormação de redes sociais e inovação : um estudo nas empresas incubadas do Parque Tecnológico Itaipupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Otávio Mussi Augusto - PUC/PR-
dc.contributor.referee2Álvaro José Periotto - UEM-
dc.description.resumoAs pesquisas a respeito da formação e evolução das redes sociais e como elas afetam as organizações têm se destacado nos estudos de Administração. Nestas pesquisas as redes sociais são apontadas como fator preponderante nos processos de geração da inovação. Assim, para compreender como as redes sociais influenciam a inovação, uma opção de estudo é avaliar as redes sociais por meio da formação e evolução de seus relacionamentos. Neste contexto se insere o presente estudo, o qual objetiva analisar como a formação e a evolução das redes sociais influenciam a inovação em três empresas incubadas na Incubadora Empresarial Santos Dumont, pertencente ao Parque Tecnológico Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, PR. Para se chegar ao objetivo proposto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três empresas em diferentes estágios de incubação, com recorte longitudinal. Foram realizadas duas coleta de dados, com intervalo de seis meses entre elas, utilizando-se entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores das empresas e a representantes da incubadora como instrumentos para a coleta de dados. Para a interpretação dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo com apoio do software Atlas.ti. Entre os achados desta pesquisa destaca-se a identificação da influência das redes sociais, em sua formação e evolução, na inovação adotada e na evolução desta inovação para três empresas incubadas da IESD, bem como as características particulares da formação e evolução destas redes e seu impacto na busca de recursos e informações para o empreendimento. A pesquisa destaca também o papel da incubadora como mediadora de relacionamentos que resultam em fontes de recursos e informações relevantes para as empresas incubadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical149 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000193109.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.