Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3283
Autor(es): Pereira, Jaiane Aparecida
Orientador: Maurício Reinert do Nascimento
Título: Formação de redes sociais e inovação : um estudo no Centro Incubador Tecnológico - CIT/FUNDETEC
Título(s) alternativo(s): Social networks formation and innovation: a study in the Centro Incubador Tecnológico CIT/FUNDETEC
Banca: Sandro Aparecido Gonçalves - UFPR
Banca: Álvaro José Periotto - UEM
Palavras-chave: Inovação;Redes sociais;Incubadoras;Brasil.;Innovation;Social networks;Incubators;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: As redes sociais adquiriram um lugar de destaque nos processos de desenvolvimento da inovação que, por sua vez, passou a ser vista como um processo chave para a sobrevivência das organizações. Para tentar compreender como as redes sociais podem influenciar a inovação, uma alternativa é estudar as redes de relacionamento por meio da formação e evolução dos laços das empresas. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é analisar como os processos de formação e evolução das redes sociais influenciaram a inovação de quatro empresas incubadas do Centro Incubador Tecnológico CIT/FUNDETEC, desde a fundação até o ano de 2011. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativo-descritiva, utilizando-se de um estudo de casos múltiplos, com recorte longitudinal. Foram realizadas duas coletas de dados num intervalo de seis meses, por meio de entrevista semiestruturada com os gestores das empresas. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti. Dentre os resultados obtidos, demonstra-se a importância das redes tanto na formação quanto na evolução das empresas, provendo recursos e informações que auxiliam na criação e no desenvolvimento da inovação. O estudo evidencia também que a incubadora é mais atuante nos primeiros anos da empresa, sendo que a cada ano a incubada passa a depender menos da incubadora, estando mais ligada ao mercado.
Abstract: Social network have gained a prominent place in development processes of innovation, which in turn came to be seen as a key to the survival of organizations. To understand how social networks can influence innovation, an alternative is study the social networks through the tieformation and evolution of the enterprises. Thus, the objective of this study is analyze how the formation and evolution processes of social network influenced the innovation of the four incubated enterprises of the Centro Incubador Tecnológico CIT/FUNDETEC since the foundation until 2011. To achieve the proposed objective, we made a descriptive qualitative study, using a multiple-case study, with longitudinal cut. We made two data collection in a period of six months, through semi-structured interview with managers of the incubated enterprises. Data analysis was chosen for content analysis using the software Atlas.ti. Among the results, demonstrates the importance of networks in both, formation and evolution of the enterprises, providing resources and information that assist in creation and development of innovation. The study also shows that incubator is more active in early years of the enterprises, each year the incubated depends less than incubator, being more closely to the market.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3283
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000188740.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.