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dc.contributor.advisorHilka Pelizza Vier Machadopt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Cristina Hillen Marchinept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:45:24Z-
dc.date.available2018-04-13T18:45:24Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3291-
dc.description.abstractThe competitiveness between organizations led to the enhancement of knowledge, research and value creation, thereby leading to innovation that, in turn, depends on sources of information and the ability to absorb information. This research examines the relationship between information sources, absorption capacity of information and innovation in SMEs entrepreneurs and entrepreneurial segment of industrial confections clothing in Maringa, State of Parana. These companies are predominantly micro, small and medium businesses - SMEs, high representative and important regional economic generators of employment and income. Were introduced into the region by women, these being the main leaders and having the workforce composed mostly of women. The research was exploratory in nature and quantitatively, through a survey with structured questionnaire with 34 entrepreneurs (17 men and 17 women). The results showed that these companies are not characterized as innovative, with low absorptive capacity of the information in accordance with the model of Julien et al (2009) used in the research. Innovations present themselves as poor in general and following trends taking influences coming from other companies, such as suppliers and competitors. And considering the gender perspective, the results showed no difference in the absorption capacity of information and innovation among companies of men and women. The absorption capacity of the information presented as low as weak and innovations, even with different sources of information and a take men and women.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectCapacidade de absorçãopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas (PMEs)pt_BR
dc.subjectEmpreendedorpt_BR
dc.subjectEmpreendedorapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectSMEsen
dc.subjectGenderen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleInovação e capacidade de absorção da informação : um estudo em PMEs do segmento industrial de confecções do vestuáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Andréa Paula Segatto - UFPR
dc.contributor.referee2José Paulo de Souza - UEM
dc.description.resumoA competitividade entre organizações propiciou a valorização do conhecimento, da pesquisa e da criação de valor, conduzindo assim à inovação que, por sua vez, depende de fontes de informações e da capacidade de absorção da informação. Esta pesquisa analisa a relação entre fontes de informações, capacidade de absorção da informação e inovação em PMEs de empreendedores e empreendedoras do segmento industrial de confecções do vestuário na região de Maringá, Estado do Paraná. Essas empresas são predominantemente de micro, pequeno e médio porte PMEs, de elevada representatividade econômica regional e importantes geradoras de emprego e renda. Foram introduzidas na região por mulheres, sendo estas as principais dirigentes e tendo o quadro funcional composto em sua maioria por mulheres. A investigação foi de natureza exploratória e quantitativa, por meio de survey, com questionário estruturado aplicado junto a 34 empreendedores (17 homens e 17 mulheres). Os resultados mostraram que essas empresas não se caracterizam como inovadoras, tendo baixa capacidade de absorção da informação de acordo com o modelo de Julien et al (2009) utilizado na pesquisa. As inovações apresentam-se de forma geral como fracas assumindo influências e seguindo tendências vindas de outras empresas, tais como fornecedores e concorrentes. E considerando a perspectiva de gênero, os resultados mostraram que não existem diferenças na capacidade de absorção da informação e inovação entre empresas de homens e mulheres. A capacidade de absorção da informação se apresentou como baixa e as inovações como fracas, mesmo com diferenciadas fontes de informações e formas de empreender de homens e mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical191 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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