Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3298
Autor(es): Corrêa, Patricia Soares Azoline
Orientador: Francisco Giovanni David Vieira
Título: Marketing social corporativo e identidade corporativa na perspectiva do gestor : um estudo multicasos na indústria alimentícia do Paraná
Banca: Mozar José de Brito - UFLA
Banca: Hilka Pelizza Vier Machado - UEM
Palavras-chave: Marketing social;Alimentos;Indústria;Imagem corporativa;Formação;Paraná (Estado);Brasil.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: marketing social corporativo é um conceito que surgiu na década de 90 e que engloba elementos da responsabilidade social corporativa com ferramentas de marketing, assim busca o compartilhamento de valor com seus públicos, por meio da divulgação dos programas sociais, em um processo que gera benefícios não somente para a causa social como também para a empresa. Com a inclusão dos valores sociais propostos pelo MSC na comunicação que é realizada, acredita-se que haja uma influência na identidade das empresas já que esta passa a se apresentar diferentemente a seus públicos. Assim, neste trabalho, objetivou-se estudar, sob a perspectiva dos gestores, a influência destes programas sociais na identidade corporativa das grandes indústrias do setor alimentício do estado do Paraná, por meio da comunicação que é realizada. Para atingir este objetivo, num primeiro momento é realizada uma discussão teórica sobre ambos os conceitos e que orientam a formulação da parte empírica que consistiu em uma pesquisa qualitativa, realizada entre dezembro de 2006 e março de 2007, utilizando-se entrevistas pessoais com gestores das áreas responsáveis pelos programas sociais e de marketing e de uma pesquisa documental em veículos de comunicação fornecidos e/ou recolhidos nas empresas como revistas, jornais, folders, vídeos, balanço social. A interpretação de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo com a utilização de software QSR NVIVO. Os dados apontam que, a comunicação das empresas que constam os valores sociais trazidos pelo MSC é direcionada a determinados tipos de stakeholders e são utilizados veículos específicos, principalmente de escritos, e visa informá-los sobre o que a empresa faz e as pessoas e causas que ajudam e envolvê-los a participar destes programas. Os gestores acreditam ter obtidos resultados como fortalecimento na marca corporativa, maior participação em seus programas e maior abertura de mercado, porém ainda não há muitos dados mensurados.
Abstract: The corporate social marketing is a concept originated in the 90s and that brings together corporate social responsibility elements and marketing tools, so it aims to share value among the companies? publics, through the communication of the social programs, in a process that benefits not only for the cause as well as the company itself. Including the social values, proposed by the corporate social marketing in the communication, it is believed that can occur an influence in the identity of the companies because they present themselves differently to their publics. So, in this dissertation, the main objective is to study, in the managers? perspective, the influence of these social programs in the corporate identity in the biggest food industries in the state of Paraná, though the communication process. To achieve this objective, in the first moment, it is done a theoretical discussion about the main concepts which drive to the formulation of the empirical part, consisted in a qualitative research, applied between december, 2006 and march, 2007, with the use of personal interviews with the managers responsible for the social and marketing programs of the companies and a documental research in the means of communication provided and/or collected in the companies as magazines, newspapers, folders, videos, social balance. The data interpretation was done following the content analyses technique and with the use of the software QSR NVIVO. The data shows the communication of the companies, which the social values are included, is focused in specific stakeholders and it is done using certain means, specially written, and it aims to inform the stakeholders about what the company does and the causes and people helped and to involve them to participate in those programs. The managers believe to have achieved some results as the strengthen of the corporate brand, more participation in the programs and an opening of the markets. Besides that there are not many measured data.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3298
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165219.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.