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dc.contributor.advisorLuiz Antônio Felixpt_BR
dc.contributor.authorAvanzi, Jorgept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:48:38Z-
dc.date.available2018-04-13T18:48:38Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3313-
dc.description.abstractOne of the characteristics of successful entrepreneurs is vision. Guided by it, the entrepreneur directs its activities involving the necessary people and resources in the search of the accomplishment of its enterprise objectives. The present study analyses the enterprising potential of the micro-entrepreneurs of the Popular Shopping Center of Londrina and its business pretensions with regard to its establishments. To measure the enterprising potential, a portuguese version of the Carland Entrepreneurship Index - CEI (measurement instrument of enterprising potential) was used. After that, separated in groups of high and low enterprising potential, the business pretensions of each group were analyzed. The research is exploratory and interviewed 95 storekeepers from the Popular Shopping Center in the month of May of 2006. As result, the sample presented CEI indexes varying from 8 to 23, fitting the interviewed in the classifications "Micro Entrepreneur" and "Entrepreneur". In the comparison between "Micro Entrepreneur" and "Entrepreneur" differences relating the business pretensions of the storekeepers to their establishments weren't identified. The sample was divided in two groups, one formed by those facing the growth of their business and other formed by those facing the Status Quo. The statistics tests don't identified significant differences between the CEI indexes of both groups. However, the study revealed that the Carland Entrepreneurship Index - CEI questions about propensity to the risk were most punctuated inside the group of the interviewed that are facing the growth of their business.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMicroempreendedorespt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectPotencial empreendedorpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectPrevisão comercialpt_BR
dc.subjectPretensões de negóciospt_BR
dc.subjectSetor informalpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectShopping Popularpt_BR
dc.subjectLondrinapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectMicroentrepreneursen
dc.subjectBusiness pretensionsen
dc.subjectEnterprising potential.Brazil.en
dc.titleO potencial empreendedor dos microempresários do Shopping Popular de Londrinapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1José Carlos Dalmas - UEL
dc.contributor.referee2Marcia Regina Gabardo da Camara - UEL
dc.description.resumoUma das características dos empreendedores de sucesso é a visão. Guiado por ela, o empreendedor direciona suas atividades envolvendo as pessoas e os recursos necessários na busca da realização dos seus objetivos empresariais. O presente estudo analisa o potencial empreendedor dos microempresários do Shopping Popular de Londrina e suas pretensões de negócios com relação a seus estabelecimentos. Para medir o potencial empreendedor foi utilizada a versão em português do instrumento de medição do potencial empreendedor Carland Entrepreneurship Index - CEI. Em seguida, separados em grupos de maior e de menor potencial empreendedor, foram analisadas as pretensões de negócios dos distintos grupos. A pesquisa é exploratória e entrevistou 95 lojistas do Shopping Popular de Londrina no mês de maio de 2006. Como resultado, a amostra apresentou índices CEI variando de 8 a 23, enquadrando os entrevistados nas classificações "Micro-empreendedor" e "Empreendedor". Na comparação entre "Micro-Empreendedores" e "Empreendedores" não foram identificadas diferenças quanto às pretensões de negócio dos lojistas em relação aos seus estabelecimentos. A amostra foi dividida em dois grupos, um formado por aqueles voltados para o crescimento dos negócios e outro formado por aqueles voltados para o Status Quo. Os testes estatísticos não identificaram diferenças significativas entre os índices CEI dos dois grupos. Contudo, o estudo revelou que as questões do Carland Entrepreneurship Index - CEI sobre propensão ao risco foram as mais pontuadas dentro do grupo de entrevistados voltados para o crescimento dos seus negócios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.description.physical94 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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