Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Paulo de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Giselle Moraes ept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:48:38Z-
dc.date.available2018-04-13T18:48:38Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3315-
dc.description.abstractResults from a search on small firms are provided. Its purpose has been to identify the process of strategy formulations based on theories by Mintzberg and, where possible, possible specificities in these organizations. The owners/directors of five small firms were interviewed. They were consciously selected which resulted in a multiple case study. The owner/director is practically always accountable for the firm's strategy formulation, coupled to other activities within the organization management. Frequently the owner/director fails to have a clear idea of the next steps to take. These are taken non-systemically and without the use of the basic concepts of strategic formulations. Information on the environment is rare and some owners/directors perceive changes in their sectors when these are already being processed. Although specificities and certain particulars have been detected in the studied firms, as found in the literature, some are already involved in change.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPequenas empresaspt_BR
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.subjectFormulação estratégicapt_BR
dc.subjectEspecificidades.pt_BR
dc.subjectSmall firmsen
dc.subjectStrategic formulationsen
dc.subjectSpecificities.en
dc.titleO processo de formulação estratégica em pequenas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1João Carlos Cunha - UFPR
dc.contributor.referee2Paulo da Costa Lopes - UEL
dc.description.resumoNo presente trabalho apresenta-se os resultados de uma pesquisa realizada em cinco pequenas empresas visando identificar o processo de formulação de estratégias, tendo como base o modelo de classificação definido por Mintzberg e, se possível, identificando possíveis especificidades nessas organizações. As pequenas empresas estudadas foram selecionadas de forma intencional por julgamento, resultando num estudo de múltiplos casos. A coleta de dados aconteceu através da realização de entrevistas com os proprietários/dirigentes, bem como análise documental. Constatou-se que a formulação da estratégia da pequena empresa quase sempre é de responsabilidade do proprietário/dirigente que também é responsável por outras atividades na gestão da organização. Muitas vezes, o proprietário/dirigente não tem clareza do caminho a seguir, e o percorre de maneira assistemática, sem utilização dos conceitos básicos de formulação estratégica. As informações sobre o ambiente são escassas e alguns proprietários/dirigentes só percebem as mudanças ocorridas nos seus respectivos setores quando estas já estão se processando. Foram detectadas especificidades e particularidades nas pequenas empresas estudadas, conforme descrito na literatura, entretanto algumas delas já se encontram em ritmo de mudança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical108 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000164914.pdf519,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.