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dc.contributor.advisorValter Afonso Vieirapt_BR
dc.contributor.authorSenra, Karin Borgespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:48:39Z-
dc.date.available2018-04-13T18:48:39Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3323-
dc.description.abstractA recent study in sales is the ability of interpersonal mentalizing. Few researchers have attempted to understand the ability of interpersonal mentalizing in this context. More specifically, research exploring the indirect effects that interpersonal mentoring can have on performance were not found. This work was based on the concept of interpersonal mentalizing of salespeople, which relates to other sales skills. Salespeople interpersonal mentalizing skills refers to the interpretation of interpersonal situation, and then mentalizes about the customers, in particular, through a process of making inferences as to the beliefs, desires, intentions, and other mental states of the customer. The main objective of this work was to examine the role of salespeople interpersonal mentalizing such as direct and indirect determinant of performance. A theoretical model of simple multiple mediation was created. The model assumes that interpersonal mentalizing, through each of its dimensions, has a positive relationship with performance and that the constructs of self-efficacy and adaptive sellling have mediating role on the relationship between the dimensions of interpersonal mentalizing and performance. A survey was conducted with 250 salespeople, in two different samples in the city of Maringa - Parana. The results indicate that the dimensions of interpersonal mentalization perform positive direct and indirect effects on sales performance. The competencies of self-efficacy and adaptive selling were mediators on the effects of interpersonal mentalizing in performance. An additional model was developed resulting that such competencies also conduct a serial mediation on the relationship between interpersonal mentalizing and performance. The results are according to the literature. Theoretical and managerial implications, limitations and future research suggestions are discussed.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMentalização interpessoalpt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectVendaspt_BR
dc.subjectVenda adaptativapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectInterpersonal mentalizingen
dc.subjectSelf-efficacyen
dc.subjectAdaptive sellingen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleOs efeitos diretos e indiretos da mentalização interpessoal no desempenho de vendaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane Pizzutti dos Santos - UFRGS-
dc.contributor.referee2Olga Maria Coutinho Pépece - UEM-
dc.description.resumoUma competência estudada recentemente na área de vendas é a habilidade de mentalização interpessoal. Poucos pesquisadores se empenharam em compreender a habilidade de mentalização interpessoal nesse contexto. Mais especificamente, trabalhos explorando os efeitos indiretos que a mentalização interpessoal pode exercer no desempenho não foram encontrados. Esse trabalho fundamentou-se no conceito de mentalização interpessoal dos vendedores, o qual relaciona-se com outras competências de vendas. A habilidade de mentalização interpessoal dos vendedores refere-se à interpretação da situação interpessoal e em seguida a mentalização sobre os clientes, por meio de um processo de inferências quanto às suas percepções, seus desejos, suas intenções, entre outros estados mentais. O objetivo principal do trabalho foi examinar o papel da mentalização interpessoal dos vendedores como determinante direta e indiretamente do desempenho de vendas. Um modelo teórico de mediação múltipla simples foi criado. O modelo pressupõe que a mentalização interpessoal, por meio de cada uma das suas dimensões, possui um relacionamento positivo com desempenho e que os construtos de autoeficácia e venda adaptativa exercem papel mediador sobre o relacionamento entre as dimensões de mentalização interpessoal e desempenho. Um levantamento foi realizado com 250 vendedores, em duas amostras diferentes, na cidade de Maringá - Paraná. Os resultados indicam que as dimensões de mentalização interpessoal realizam efeitos diretos e indiretos positivos no desempenho de vendas. As competências autoeficácia e venda adaptativa foram mediadoras dos efeitos da mentalização interpessoal no desempenho. Um modelo adicional foi elaborado resultando que tais competências também realizam uma mediação em série sobre o relacionamento entre a mentalização interpessoal e o desempenho. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura analisada. São discutidas implicações teóricas e gerenciais, limitações e sugestões de pesquisas futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical103 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

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