Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3324
Autor(es): Marinho, Janine
Orientador: João Marcelo Crubellate
Título: O sentido do engajamento entre os pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá à luz da ética do sujeito de Michel Foucault
Banca: Luciano Mendes - USP
Banca: William Antonio Borges - UEM
Palavras-chave: Engajamento, Ética do sujeito, Constituição do sujeito, Pesquisador, Ética na administração - Brasil;Engagement;Ethics of the subject;Constitution of the subject;Researcher;- Brazil
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Sociais aplicadas
Resumo: A presente pesquisa se baseia na concepção foucaultiana de que em todas as relações, os indivíduos jamais são o alvo inerte ou consentidor do poder, mas são sempre seus intermediários, conduzindo a si e os outros. A respeito da relação de si consigo mesmo, Foucault denomina de ética o modo de ser do sujeito e a relação desse sujeito consigo mesmo e com a regra a qual se vê ligado. Assim, entendemos que o trabalho ético pressupõe um engajamento por parte do sujeito, necessário para a transformação dele naquilo que professa ser através do discurso que o conduz. Tomamos como referência o conceito de engajamento de Shaufeli e Bakker (2010), entendendo que o engajamento se refere a um estado afetivo-cognitivo mais persistente e penetrante, que envolve vigor, dedicação e absorção em um trabalho. Nesse sentido, esta pesquisa propõe entender qual o sentido do engajamento com a produção acadêmica entre os pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) à luz da ética do sujeito de Michel Foucault. Para tanto, foram entrevistados doze pesquisadores vinculados aos programas de doutorado da UEM, bem como foram analisados documentos que regem a produção acadêmica dos mesmos. A análise e descrição dos resultados foram organizadas a partir das quatro formas elencadas por Foucault pelas quais podemos analisar as diferentes maneiras de conduzir-se moralmente: a substância ética, os modos de sujeição, a elaboração do trabalho ético e a teleologia do sujeito. Vimos que ao se conduzirem, os pesquisadores impõem certas práticas de si como, por exemplo, metas de publicação, escolha de periódicos qualificados, dispêndio financeiro, trabalho fora do local e horário estabelecido em contrato, dedicação, vigor e absorção no que fazem. Apesar de reconhecerem a necessidade de publicação advinda de todo um sistema, os pesquisadores defendem a necessidade de encontrarem um sentido para o que fazem. Reconhecem que não estão agindo sob coerção, pressão ou obrigação; pois se fosse por isso, estariam publicando apenas os dois artigos por ano exigidos pela CAPES ou pelos programas. O fato é que produzem mais do que o exigido, atrelando o engajamento na produção acadêmica à outros motivos, como formação de recursos humanos, paixão pela pesquisa e compromisso para com a sociedade
Abstract: This research is based on Foucault's view that in all relationships, individuals are never an inert target or consent to power, but they are always intermediaries, leading to oneself and/or others. Regarding the relation of a subject with himself, Foucault called ethics the way of being of the subject and the relationship of this subject with himself and with the rule to which he is conected. Thus, we understand that the work ethic presupposes an engagement by the subject, necessary to transform him into what he professes to be through the discourse that guides him. We take as reference the concept of engagement of Shaufeli and Bakker (2010), understanding that engagement refers to an affective-cognitive state more persistent and pervasive, involving vigor, dedication and absorption in a job. In this sense, this research proposes to understand what is the sense of engagement with the academic production among researchers of the State University of Maringá (UEM) in light of the subject ethics of Michel Foucault. To Achieve this, we interviewed twelve researchers linked to the doctoral programs of UEM and analyzed documents that govern the academic production of the same. The analysis and description of the results were organized according to the four ways listed by Foucault in which we can analyze the different ways to lead morally: the ethical substance, the subjection modes, the preparation of the work ethic and the teleology of the subject. We have seen that in conducting themselves, the researchers impose certain personal practices, for example, publishing goals, choice of qualified journals, financial expenditure, working out of place and time established in the contract, dedication, vigor and absorption in what they do. While recognizing the need for publication resulting from the whole system, the researchers advocate the need to find meaning in what they do. They recognize that they are not acting under coercion, pressure or obligation; because if so, would only be publishing two articles per year as required by CAPES or by programs. The fact is that they produce more than required, tying the engagement in academic production to other reasons, such as human resources training, passion for research and commitment to society
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3324
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000223418.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.