Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁlvaro José Periottopt_BR
dc.contributor.authorSchebeleski, Marcospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T18:48:41Z-
dc.date.available2018-04-13T18:48:41Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3329-
dc.description.abstractCurrently the Information Technology (IT) is of vital position in the corporate environment, because that provides the infrastructure on which to set out the specific information systems and technology services. The process of IT management is extremely complex and susceptible to themselves and various aspects. Public university that diversity still absorbs aspect of the sector, activities, culture and installed and especially to legacy technology. The Strategic Planning of Information Technology - SPIT established itself as a tool increasingly essential to optimize the use of information technology in organizations. Thus, this work is developed in order to examine the organizational and administrative setting of a Public University, and before its Institutional Development Plan - IDP, outlining a methodology for the establishment of a SPIT the State University of Maringá - UEM. This research is characterized as descriptive and qualitative, is founded on analysis of important methodologies SPIT present in the literature, the search for significant elements contained in the IDP, by the documental analysis, leading to an understanding of the process of strategy Institution, and the analysis of organizational characteristics identified through interviews, with respect to its installed base, legacy systems and perspectives according to their demands, aspirations and trends of IT. Among the results, it has been the design of a methodology for SPIT consists of five phases of implementation relating to: diagnosis of the state, the establishment of strategies, preparation for the implementation of the plan, plan implementation, and monitoring and control, being that the composition of these phases took into account the particular characteristics and strategies of the institution.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAlinhamento estratégicopt_BR
dc.subjectUniversidade pública estadualpt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectStrategic alignmenten
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePlanejamento estratégico da tecnologia da informação em uma universidade públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Paulo da Costa Lopes - UEL
dc.contributor.referee2Tânia Fátima Calvi Tait - UEM
dc.description.resumoAtualmente, a Tecnologia da Informação (TI) assume posição vital no ambiente corporativo, já que provê a infraestrutura sobre a qual se estabelecem os sistemas de informações específicos e os serviços tecnológicos. O processo de gestão da TI é extremamente complexo e suscetível a aspectos próprios e diversos. Na universidade pública essa diversidade ainda absorve aspectos inerentes ao setor, às atividades, à cultura instalada e, especialmente, à tecnologia legada. O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação - PETI - se consolida como uma ferramenta cada vez mais essencial para a otimização dos usos da Tecnologia da Informação nas organizações. Assim, esse trabalho desenvolve-se com o objetivo de analisar a configuração organizacional e administrativa de uma Universidade Pública e, diante de seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI -, delinear uma proposta metodológica para o estabelecimento de um PETI na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Essa pesquisa, caracterizada como descritiva e de natureza qualitativa, é pautada na análise de importantes metodologias de PETI presentes na literatura especializada; na busca de elementos significativos constantes no PDI, através de análise documental, que levem a uma compreensão do processo de formação da estratégia da Instituição; e na análise das características organizacionais identificadas por meio de entrevistas, no que tange a sua base instalada, sistemas legados e perspectivas, segundo sua demandas, pretensões e as tendências da TI. Dentre os resultados obtidos, tem-se o delineamento de uma metodologia de PETI, composta por cinco fases de implantação relativas ao: diagnóstico da situação atual; estabelecimento das estratégias; preparação a implantação do plano; implementação do plano; e controle e monitoramento, sendo que a composição dessas fases levou em consideração as particularidades inerentes e as estratégias gerais da Instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical114 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Administraçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.7 Dissertação - Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000181495.pdf771,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.